sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

A ELEIÇÃO NOS MAIORES MUNICÍPIOS DA BAHIA EM 2024 DARÁ O TOM DA DISPUTA ENTRE JERÔNIMO RODRIGUES E ACM NETO EM 2026

Redação - 08/07/2024 09:27 - Atualizado 08/07/2024

A eleição municipal deste ano será fundamental para a eleição do governador da Bahia em 2026. Tradicionalmente, a eleição para prefeito delineia a força de cada partido político nos municípios e dá a exata medida da sua importância no quadro político. Os partidos que elegerem o maior número de prefeitos sairão fortalecidos e com condições de negociar a formação das chapas majoritárias. E a eleição municipal medirá também a força de cada líder político e de cada candidato a governador nos quatro cantos da Bahia.

Nesse contexto, a eleição para prefeitura nos vinte maiores municípios da Bahia em termos populacionais aparece como estratégica para os futuros candidatos ao governo. Esses municípios representam cerca de 40% do total da população baiana e são estratégicos porque constituem-se em pólos regionais capazes de irradiar em suas respectivas regiões as tendências políticas.

Dez desses municípios são considerados áreas metropolitanas, com força econômica e política capazes de gerar ressonâncias nos municípios vizinhos. São eles: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Barreiras. Eles abrigam 30% da população baiana e em todos eles, levando-se em conta as especificações políticas de cada um, haverá disputa entre os dois prováveis postulantes do governo da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-prefeito ACM Neto.

Essa é a disputa que estará por trás de cada um desses pleitos municipais. Além desses, seguem-se outros dez maiores municípios em termos populacionais que também têm papel estratégico, embora menor, na eleição para governador da Bahia em 2026. São eles:  Jequié, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Simões Filho, Eunápolis, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Guanambi e Valença.

Outros municípios também podem ser citados por representarem suas regiões ou por terem tradicionalmente força política a exemplo de Jacobina, Irecê, Itaberaba, Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e outros, além dos municípios da Região Metropolitana de Salvador.

O fato é que as eleições municipais são um dos pilares do processo que mede o apoio populacional dos eleitores a quem está no poder e avalia as possibilidades eleitorais daqueles que desejam chegar ao poder.

E na Bahia, uma vez que o ex-ministro João Roma, o aliado de Bolsonaro na Bahia, aliou-se ao União Brasil, a eleição municipal será uma disputa entre os dois prováveis postulantes do governo do Estado:  o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-prefeito ACM Neto

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.