sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

SUDENE DIVULGA LISTA DE PROJETOS APTOS A PARTICIPAREM DO PROGRAMA INOVA MULHER

LUIZA SANTOS - 05/07/2024 16:07

Foi divulgado hoje (05) o resultado parcial das propostas aptas a participarem do Inova Mulher, iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste para valorização do protagonismo feminino no ambiente de inovação e empreendedorismo. Dos 77 projetos classificados, 19 foram selecionados após análise considerando os critérios previstos no programa. Os proponentes poderão apresentar recurso até o próximo dia 12. Confira lista aqui.

Considerando a distribuição de projetos por estado, Pernambuco respondeu por sete propostas aprovadas, seguido pela Paraíba, com três. Os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia tiveram, cada um, duas propostas qualificadas. Alagoas teve um projeto classificado.

As iniciativas classificadas receberão até R$ 80 mil para a execução do objeto proposto. Os recursos são provenientes de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento.

As iniciativas englobaram diferentes campos de atuação, sendo os mais recorrentes foram cultura, sustentabilidade, saúde, tecnologia e informação. Entre as propostas, alguns exemplos são soluções voltadas para mitigar efeitos das mudanças climáticas, ações para o empoderamento feminino nas áreas de saúde e bioeconomia e artefatos de tecnologia da informação voltados à moda e jogos digitais.

Para a coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila, o resultado foi satisfatório. “A submissão de propostas superou as expectativas. A diversidade dos temas faz acreditar que a Sudene acertou em distribuir as temáticas e as linhas setoriais de forma a contribuir com projetos diversificados, dando oportunidade às mulheres, especialmente aquelas de grupos minoritários sociais”, avaliou a gestora.

Desenvolvimento social

Criar instrumentos para oferecer oportunidades de afirmação do empreendedorismo feminino é uma das ações da Sudene que integra o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste PRDNE, e que norteia a atuação da Autarquia em seus estados de abrangência. Nesse sentido, o superintendente Danilo Cabral afirmou que o lançamento do edital é mais um passo para reconectar a Sudene com as pautas da sociedade. “São 60 milhões de pessoas na área de atuação da Superintendência e 53% desse universo é formado por mulheres”, destacou o dirigente da instituição federal.

Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Álvaro Ribeiro reforçou que esta iniciativa busca fortalecer a participação feminina no ambiente de negócios nordestino, impulsionando a liderança feminina nas empresas, além de combater a disparidade de gênero no mercado de tecnologia e gerar novas oportunidades para mulheres empreendedoras.

Cronograma

Os responsáveis pelos projetos classificados, mas não aprovados, poderão interpor recurso até o próximo dia 12. O resultado parcial da primeira etapa será divulgado no dia 19. Ainda em julho, no dia 26, serão conhecidas a lista preliminar das propostas selecionadas na etapa dois. O resultado final será apresentado pela Sudene em evento no dia 21 de agosto.

Foto: Reprodução/TV Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.