A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu a Minasligas para assinar protocolo de intenções no valor de R$ 182 milhões na quarta-feira (26). A companhia vai se instalar em Simões Filho e a perspectiva é que sejam criados mais de 400 empregos entre diretos e indiretos.
“O trabalho de atração de investimentos não para e temos mais um protocolo sendo firmado. A companhia chega com a proposta de uma metalurgia sustentável e sem emissão de carbono. Ficamos felizes em saber que a empresa está focada em uma agenda de ESG. No momento vivido pelo nosso planeta, a Bahia se coloca como protagonista nas ações de economia verde”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida.
A Minasligas pretende instalar unidade industrial destinada à produção de silício metálico, microsílica silício metálica, ferro silício, microsílica ferro silício, escória de ferro e escória de silício metálico, com capacidade de produção de 26.316 toneladas/ano.
De acordo com Henrique Simões Zica, diretor presidente da Minasligas, a Bahia é muito importante para a companhia. “Este projeto que estamos iniciando tem foco principal na exportação de produtos da metalurgia sustentável. Nós acreditamos que vai ser um processo de muito sucesso, gerando riqueza, desenvolvimento, emprego e renda para a região. A ideia é exportar nossos produtos para as indústrias siderúrgicas e química da fundição de alumínio do mundo. Vamos entender a logística do Porto de Salvador, porque nossa ideia é usar a estrutura logística de Salvador”.
Foto: Foto Marcos Braga/SDEBA