sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

GOVERNO DO ESTADO LANÇA EDIÇÃO 2024 DOS PROGRAMAS BOLSA ESPORTE E FAZATLETA

LUIZA SANTOS - 26/06/2024 15:16

Atletas de alto rendimento com e sem deficiência que residem na Bahia ganharam incremento nos incentivos dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta. O anúncio foi feito durante lançamento dos programas para 2024, nesta quarta-feira (26), no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, em Salvador. Os incentivos estaduais apoiam mais de 40 modalidades esportivas, entre elas boxe, judô, basketball, skateboarding e ciclismo. O governador Jerônimo Rodrigues também assinou decreto que amplia a isenção fiscal para empresas que desejam apoiar o financiamento de Projetos Esportivos de Atletas e Eventos.

Revisitando sua memória de infância, Jerônimo Rodrigues reforçou a necessidade de investimento em políticas públicas para o esporte. “A minha prática de esporte na minha infância foi no areião do Rio de Contas, ou então brincando de cavalo, ou jogando futebol em um campo que não tem a mesma dignidade de gramado, de redes. Então é o Estado que tem que fazer, tem que ter intencionalidade, botar orçamento, botar dinheiro, isso é política pública. Se a gente vai chegar a ter uma quantidade de esportistas de alto rendimento, é o Brasil, se a gente for contar as medalhas baianas no ranking nacional, nós contribuímos muito”, constatou o chefe do executivo.

“E nós queremos botar mais para equipamentos, para espaços físicos, material esportivo, bolas, padrões, redes, troféus. Tudo isso até garantir a ida de uma jovem praticar esporte fora do país, com acompanhante, com hotel pago, hospedagem paga, transporte pago”, acrescentou sobre o fomento também ao esporte de alto rendimento.

Com apenas 16 anos, a atleta de ginástica rítmica Keila Vitória Lima já é campeã sul-americana e medalhista do campeonato pan-americano de 2023. Ela atribuiu os títulos aos incentivos estaduais. “Eu faço ginástica há sete anos e o Estado sempre me apoiou muito. Com passagens, o FazAtleta mesmo, que é um incentivo muito bom pra gente, que não tem muitas condições pra bancar esses tipos de custos. Faz toda a diferença pra gente, porque sem esse investimento, a gente não iria conseguir conquistar tudo o que a gente vem conquistando”, concluiu a menina.

O Edital do Bolsa Esporte 01/2024 terá R$ 3,4 milhões aportados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Deportes da Bahia (Sudesb), órgão vinculado a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para atender até 209 atletas. Com o valor, os esportistas podem investir em treinamento e participação em competições regionais, nacionais e internacionais. Os atletas com e sem deficiência podem se inscrever nas categorias: Nacional, Internacional e Talento Esportivo. As bolsas para 2024 foram reajustadas e têm aumento que varia de 80 a 110%.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.