terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4423

RANKING DAS MELHORES ESCOLAS DA BAHIA COM BASE NO ENEM NÃO É OFICIAL E NÃO TEM CERTIFICAÇÃO

Redação - 10/06/2024 19:50 - Atualizado 10/06/2024

O ranking das melhores escolas da Bahia com base nas maiores médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada recentemente pela startup AIO Educação, (veja aqui ) não é oficial e não pode ser usada como avaliação de escolas, pois não tem certificação.

Desde o ano de 2019, o INEP não divulga mais o ranking de escolas, pois algumas delas concentravam seus  melhores alunos em um código INEP específico para obter resultados superdimensionados.

O ranking é extraoficial e baseado em microdados do Enem. O portal Bahia Econômica apurou que a startup tem acesso a base de dados do Enem e para cada prova objetiva e para a Redação é calculada a média de todos os participantes do Enem em cada da escola na base do INEP. A classificação é feita a partir da média das notas de cada escola. Mas, embora cada escola possa acessar seus dados, não há avaliação ou certificação, tratando-se, portanto, de um ranking privado, sem certificação.

De acordo com os educadores, a comparação entre escolas com base no resultado do Enem não é bom indicador de  qualidade do ensino, pois o Enem a cada ano mais está se transformando num grande vestibular e  não mede habilidades específicas de cada aluno individualmente e, por isso, não pode ser considerado o único indicador de qualidade.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.