sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

OS CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE ACM NETO E ELMAR NASCIMENTO 

Redação - 27/05/2024 08:59 - Atualizado 27/05/2024

Há, neste momento, um conflito de interesses entre o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, e o deputado federal Elmar Nascimento.

Esse conflito se explicitou na Assembleia Legislativa do Estado quando os deputados Júnior Nascimento e Marcinho Araújo, ambos do União Brasil e ligados ao deputado federal Elmar Nascimento, votaram a favor da urgência para o projeto de empréstimo no valor de R$ 400 milhões para gestão Jerônimo Rodrigues (PT) alocar na segurança pública, contrariando a posição do partido.

A reação de Neto foi imediata e em reunião com os deputados do partido na Bahia anunciou que quem apoiasse o projeto do governo estadual teria o fundo eleitoral cortado pela legenda. Elmar reagiu afirmando que “não se constrói partido na base da intimidação e ameaça”.

Por trás dessa divergência estão os projetos políticos de cada um dos envolvidos: ACM Neto está ampliando seus ataques ao governador Jerônimo Rodrigues visando a disputa pelo governo do Estado em 2026 e o  Elmar Nascimento está inteiramente voltado para a disputa pela Presidência da Câmara de Deputados, nas qual tem o apoio do atual presidente Arthur Lira.

Embora o apoio de Lira seja fundamental, Elmar sabe que não pode contar apenas com ele e tem acenado ao governo Lula e mantido conversas com o Chefe da Casa Civil, Rui Costa, com o objetivo de buscar apoio de pelo menos parte da base governista no Congresso Nacional.

ACM Neto tenta minimizar o conflito, afirmando que Elmar tem seu apoio e do União Brasil na disputa pela Presidência da Câmara e busca separar a política nacional da política baiana. Na verdade, o União Brasil está dividido, têm ministros no governo federal e alguns deles defendem abertamente o apoio a Lula nas eleições de 2026. O senador Davi Alcolumbre, que busca apoio para a eleição para a Presidência do Senado, e os ministros da legenda Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) querem a composição com o PT.

ACM Neto tenta mais uma vez minimizar a questão afirmando que o apoio ao governo é momentâneo e que em 2026 a base estará unida.

Pode ser, mas pode ser também que não e o partido perca filiados importantes. Um deles é o próprio deputado Elmar Nascimento que pode abandonar o União Brasil e migrar junto com os deputados que o seguem para o Progressistas num movimento que o deixaria mais confortável. Isso porque Elmar vai continuar se aproximando do governo, até porque precisa dividir os votos do PT impedindo que eles migrem para outro baiano, Antônio Brito do PSD, que também pleiteia a Presidência da Câmara.

Nos bastidores, há quem diga que a disputa entre ACM Neto e Elmar Nascimento seria mais ampla, que o deputado já declarou mais de uma vez que não é liderado de Neto e caminha com suas próprias pernas. Além disso, se conseguir seu intento e for eleito Presidente da Câmara de Deputados, Elmar Nascimento terá uma liderança política mais ampla, além ser guindado automaticamente à condição de possível pré-candidato ao governo da Bahia.

O fato é que a disputa pela Presidência da Câmara vai influenciar diretamente a política baiana. E tudo indica que os próximos passos de Elmar Nascimento serão no sentido de se libertar das amarras e buscar total liberdade para negociar apoios, afinal, a eleição para Presidência da Câmara é uma disputa que pode tender para o tudo ou nada. (EP – 27/05/2024)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.