terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.84 Dólar 5.4426

ADARY OLIVEIRA – COMO EXPLORAR E PRODUZIR PETRÓLEO E GÁS NATURAL

João Paulo - 27/05/2024 08:41

Durante três dias o setor de exploração e produção de petróleo e gás natural esteve reunido no Centro de Convenções de Salvador (22 a 24/05) na IIª Bahia Oil & Gas Energy tratando de assuntos relacionados à exploração, produção, refino, distribuição de derivados, indústria química e petroquímica, naval e integração energética. Uma das conclusões que se chegou no evento é de que o ciclo do petróleo ainda não acabou e que vai demorar muito tempo para que isso aconteça.

O volume de petróleo que existe para ser explorado no Brasil, em terra e no mar, é incomensurável. Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), existem atualmente no Brasil 846 grupos atuando no upstream, sendo 45 nacionais. Mas o que poderia fazer um empresário que não tem conhecimento do setor, que está atuando em outro ramo da atividade econômica para se dedicar à exploração e produção de petróleo e gás natural, mesmo aqueles que desejam começar com negócio considerado pequeno?

Para um empresário se dedicar à Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural no Brasil, alguns passos fundamentais precisam ser seguidos:

Conhecimento do Setor – É imprescindível que o empresário tenha um bom entendimento do setor de petróleo e gás, incluindo regulamentações, tendências de mercado e desafios específicos do Brasil.Além da literatura existe no mercado muitos consultores trabalhando nessa área, principalmente ex-funcionários da Petrobras que estão aposentados e prestam esse tipo de serviço, que podem auxiliá-los na busca de informações. O IBP também, localizado no Rio de Janeiro, presta um excelente serviço divulgando essas informações. Na Bahia, funciona o Comitê de Petróleo e Gásmantido pelo Instituto Politécnico da Bahia (IPB), que congrega consultores e empresas do setor e pode daresclarecimentos. No âmbito do Governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem informações valiosíssimas e instruções de como proceder par se ter acesso a incentivos fiscais e creditícios para quem está começando um negócio.

Acompanhamento de Leilões e Rodadas de Licitações – No Brasil, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza leilões e rodadas de licitações para concessão de áreas para exploração. É importante acompanhar esses eventos para identificar oportunidades de negócio. Também existe um sistema de oferta permanente de campos maduros de exploração que pode ser consultado pela Internet.

Licenciamento Ambiental – Antes de iniciar qualquer atividade de E&P, é necessário obter licenças ambientais adequadas, devido à natureza sensível da indústria para o meio ambiente.Atuam no mercado consultores especializados em meio ambiente que podem prestar serviços orientando sobre concessões, elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) documentos complementares direcionados à sustentabilidade, a proteção ambiental e a conformidade ambiental.

Parcerias Estratégicas – Muitas vezes, é vantajoso formar parcerias estratégicas com outras empresas ou investidores para compartilhar riscos e recursos. Tal recomendação é necessária para contenção dos riscos inerentes ao negócio. Não existe negócio sem risco e quem já atuou no setor tem condições de auxiliar na redução dos riscos.A contratação de recursos humanos e o dimensionamento adequado dos recursos materiais e financeiros requer conhecimento prático para uma boa atuação.

Investimento em Tecnologia – A E&P de petróleo e gás natural requer investimentos significativos em tecnologia, equipamentos e mão de obra especializada.A compra e aluguel de máquinas e equipamentos, a identificação da mão de obra especializada, as tecnologias mais avançadas em uso são imprescindíveis para o sucesso do negócio.

Planejamento Financeiro– Devido aos altos custos envolvidos na E&P de petróleo e gás natural, um sólido planejamento financeiro é essencial para garantir a viabilidade do empreendimento. Os bancos e agências financeiras têm linhas de financiamento específicas para o setor.

Cumprimento das Regulamentações – É fundamental cumprir todas as regulamentações locais, fiscais e trabalhistas relacionadas à indústria de petróleo e gás no Brasil. Tomar conhecimento dos acordos e das Convenções Coletivas do Trabalho se constituem no passo inicial para conquista plena do negócio e ajudam ao empresário a obter bons resultados na E&P de petróleo e gás natural no Brasil.

Adary Oliveira é engenheiro químico e professor (Dr.) – [email protected]

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.