Após registrar uma significativa queda de 26% nos acessos em fevereiro, o setor de turismo retomou o crescimento, alcançando um avanço de 3,7% em março. Os dados mostram um total de 184,6 milhões de visitas únicas, tanto em aplicativos quanto em buscas realizadas no Google.
O aumento do tráfego online refletiu positivamente no número de passageiros nos destinos turísticos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o segmento aéreo movimentou aproximadamente 7,5 milhões de turistas no Brasil durante o último mês de março, representando um acréscimo de 0,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre as principais marcas do setor, sobressaem-se os sites de acomodação Booking e de viagens Voe Azul. Desde setembro de 2022, o site Booking recebe as maiores taxas de buscas orgânicas do país e se mantém em primeiro lugar, com 27 milhões em tráfego no último mês. Em seguida, a companhia aérea Azul preserva a segunda posição desde julho de 2023, com 23 milhões de visitas em março, de acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce.
O destaque para o período é a companhia Latam Airlines, que alcançou crescimento de 18,2 % em acessos, o maior número de março. Com aumento de demanda por assentos aéreos, após a redução do número de voos com a recuperação judicial da Gol, a antiga TAM Linhas Aéreas iniciou a ampliação de decolagens nacionais e internacionais.
Em março, segundo o próprio Grupo, a empresa transportou cerca de 6,72 milhões de passageiros, um aumento de 16,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No começo de 2024, a companhia abriu o novo ano com uma alta de 28,6% em acessos. Latam se manteve entre as cinco marcas com maior tráfego do setor nos primeiros dois meses do ano e alcançou a terceira posição em março, com 16 milhões de visitas, desbancando a empresa americana TripAdvisor.
Créditos:iStock