segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

GOVERNADOR ENTREGA À ALBA PROJETO DE LEI QUE REESTRUTURA A CARREIRA DE PROFESSORES INDÍGENAS

Victoria Isabel - 18/04/2024 15:30

Nesta quinta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado por representantes das comunidades indígenas, entregou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei voltado à modernização da carreira dos professores indígenas. Esse projeto marca uma etapa crucial na valorização do magistério indígena, que teve início no ano anterior com a regulamentação da progressão por níveis de carreira e a equiparação salarial ao piso nacional.

“Estou muito emocionado com esse momento. Agradeço pela porta aberta para tratar de uma agenda de reparação e de justiça. Estamos aqui por um reconhecimento e celebrando a resistência. Quero que os deputados desta casa caminhem com a gente”, afirmou o governador da Bahia.

O projeto, encaminhado na véspera do Dia Dos Povos Indígenas, prevê que professores e gestores indígenas efetivos recebam os mesmos estímulos e gratificações concedidos aos demais docentes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Educação da Bahia. Atualmente, o Governo do Estado conta com 700 professores indígenas espalhados por toda a Bahia.

A previsão é de que a votação seja realizada em caráter de urgência, na próxima terça-feira (23). “Não há o que se discutir. São séculos à espera de uma reparação social como esta, que está sendo realizada por um indígena que sentou na cadeira de governador e tem ajudado o seu povo a se libertar do preconceito”, relatou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes.

 

Fotos: Claudionor Jr.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.