sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

ALBA APROVA PROJETO DE ADOLFO MENEZES TORNANDO IPIRÁ A CAPITAL ESTADUAL DO COURO

Victoria Isabel - 16/04/2024 17:21

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, o município de Ipirá foi agraciado com o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”. O Projeto de Lei com essa finalidade foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes na sessão desta terça-feira (16.04), em dois turnos. O presidente da ALBA destacou que cabe ao Poder Executivo a criação de políticas e programas de incentivo à produção, visando o desenvolvimento territorial.

Além disso, o Projeto também estabelece a instituição do Festival do Couro, a ser realizado anualmente em Ipirá, durante o mês de abril. O objetivo é promover a visibilidade da produção local. Durante o festival, ocorrerá a Exposição Estadual do Couro – EXPOCOURO, simultaneamente, com o propósito de enaltecer toda a cadeia produtiva. O Festival do Couro será reconhecido como uma expressão cultural e de relevância social e turística para o município.

O deputado Euclides Fernandes (PT), relator do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, destacou que a iniciativa de Adolfo Menezes se fundamenta na presença de três curtumes de couro em pleno funcionamento em Ipirá, contribuindo significativamente para a cadeia produtiva do couro, tanto artesanal quanto industrial, com suas respectivas tecnologias. Fernandes ressaltou que os Polos Industrial e Comercial geram em média 7 mil empregos diretos e indiretos, por meio das lojas de fábrica e artefatos de couro. No plenário, a relatoria foi conduzida pelo deputado Tiago Correia (PSDB).

 

Fotos: Sandra Travassos/ ALBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.