sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

PORTO DE SALVADOR TEM O MAIOR CALADO ENTRE OS GRANDES PORTOS DO PAÍS E É O MAIS PREPARADO PARA RECEBER OS NAVIOS MODERNOS. VEJA O RANKING

Redação - 14/04/2024 11:32 - Atualizado 15/04/2024

O Porto de Salvador tem o maior calado e o mais adequado entre os grandes portos do país para receber os grandes navios que hoje operam no mundo. O Porto de Salvador, administrado pela Wilson Sons, tem um calado de 15,6 metros, o que mais se aproxima entre os grandes portos do país do calado mínimo para os novos navios, que é de 16 m. A informação é da Solve Shipping, consultoria em Shipping Intelligence.

O Porto de Santos, por exemplo, tem um calado de 13,5 metros e, mesmo o Porto de Suape, tem calado menor que o de Salvador. Por conta disso, os grandes navios que passam pela maioria dos portos hoje operam com, somente, 70% de sua capacidade, o que prejudica as exportações. Como o calado é pequeno, os navios precisam transportar menos contêineres.

“Pelo tamanho dos navios que andam operando no Brasil, que são de 13 mil TEUs , eles tem que reduzir de 20% a 30% sua capacidade de uso, senão encalha”, diz Ricardo Santin, presidente da  ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em reportagem da Folha de São Paulo.

A ABPA, que representa companhias como BRF, Cargill e Seara,  afirma ter ido ao Ministério de Portos e Aeroportos pedir obras de ampliação dos calados (profundidade para atracação) nos portos do país.

Conforme informou anteriormente o portal Bahia Econômica, ao duplicar os berços dos cais Santa Dulce dos Pobres e Água de Meninos, os cais de atração do Tecom/Salvador somam 800 metros e 16 metros de profundidade é  um dos poucos portos do país a operar os supercargueiros. (Veja aqui).

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.