sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TECON SALVADOR AMPLIA O CAIS E TORNA-SE UM DOS POUCOS PORTOS DO PAÍS A OPERAR OS SUPER CARGUEIROS

Redação - 20/04/2023 12:00

O Grupo Wilson Sons anunciou ontem em café-da-manhã com jornalistas a conclusão da expansão no Terminal de Contêineres (Tecon Salvador) do Porto de Salvador.

Com a duplicação dos berços dos cais Santa Dulce dos Pobres e Água de Meninos, os cais de atração somam 800 metros e 16 metros de profundidade. Foi feita também a pavimentação de 30.800m² de retroárea adicionais.  Assim,   o Tecon-Salvador passa a ser um dos poucos portos do Brasil aptos a operar os maiores navios do mundo, os porta-contêineres New Panamax, com cerca de 366 metros de extensão.

O diretor-executivo do Tecon-Salvador, Demir Lourenço Júnior, acredita que a duplicação da capacidade do terminal resultará em  redução do preço do frete e aumento da quantidade de escalas. Lourenço destacou que a capacidade de receber carga em pátio saiu de 430 mil TEUs (unidade de contêiner de 20 pés) para 553 mil TEUs por ano, fazendo o Tecon-Salvador continuar se destacando dentre os 10 terminais mais produtivos Brasil, de acordo com a ANTAQ.

. “Esse investimento é um marco. Estamos entregando uma estrutura antecipadamente, e com isso podemos e pretendemos auxiliar o Governo do Estado, que também muito nos auxilia, e ajudar  a economia baiana no seu desenvolvimento, na atração de investimentos e de novas indústrias”, disse o diretor da Tecon.

Os investimentos devem continuar e a Tecon pretende ampliar a capacidade para 925 mil TEUs até 2034, quando se completa o 4º ciclo de investimentos do Tecon-Salvador e sua 3ª expansão.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.