sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

CAMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE RECRIA DPVAT, EXTINTO EM 2019

Matheus Souza - 10/04/2024 09:56

Foi aprovada na terça-feira (9) pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar nº 233/2023, de autoria do Poder Executivo, que recria o seguro para vítimas de acidentes de trânsito, o DPVAT, que passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A proposta foi aprovada na forma de substitutivo do relator, o deputado Carlos Zarattini (PT).

O antigo DPVAT havia sido extinto em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). A gestão do fundo das indenizações e os prêmios continuará sendo administrado pela Caixa Econômica Federal, que assumiu a tarefa em 2021 depois da dissolução do consórcio de seguradoras privadas, que administrava o seguro.

A medida prevê retomar o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos, além de um direcionamento de até 40% do valor arrecadado para cidades e Estados, que possuem o serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

O SPVAT prevê indenizações por morte e invalidez permanente (total ou parcial), além de reembolso de despesas com serviços funerários; reabilitação de vítimas de acidentes; e assistência médica, incluindo fisioterapia; medicamentos; equipamentos ortopédicos, próteses e outras medidas terapêuticas, desde que não estejam disponíveis pelo SUS no município de residência da vítima.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.