terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

UFBA PEDE ADIAMENTO DE AULAS E AVALIAÇÕES EM VIRTUDE DAS FORTES CHUVAS EM SALVADOR

Bruna Carvalho - 09/04/2024 17:02 - Atualizado 09/04/2024

Em nota divulgada à imprensa na tarde desta terça-feira (9), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou que a administração central, em entendimento com os diretores de Unidades Universitárias, recomendou aos professores a adoção de medidas como a flexibilização e adiamento das aulas, o adiamento de avaliações e da entrega de trabalhos, sempre que possível. As medias são resultados das fortes chuvas que acometem Salvador desde o domingo (7).

Nesta segunda-feira (8), o Campus de Ondina enfrentou alagamento em diversos pontos. Estudantes e funcionários foram afetados pelo temporal. Ainda em nota, a instituição universitária informou que “os alagamentos acontecem porque o campus está em cota muito próxima ao nível do mar, o que reduz a velocidade da drenagem da rede do bairro. Casos de vazamento também ocorreram e estão sendo atendidos por equipes da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai)”.

Vale ressaltar que a Ufba sofreu um corte orçamentário que reduziu em R$ 13 milhões o aporte de custeio da instituição em 2024. A defasagem pode afetar a maneira como a universidade utiliza água, energia e aplica manutenção nos seus equipamentos ao longo do ano.

“A defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos vem obrigando a Universidade a adotar, de modo permanente, medidas de austeridade na gestão de todos os seus contratos. […] Nesse sentido, medidas visando a redução de despesas com água e energia e limitações aos principais contratos de serviços terceirizados – entre os quais vigilância, recepção e limpeza -, inicialmente implementadas de forma excepcional, acabaram se incorporando ao dia a dia”, disse a Ufba em fevereiro deste ano.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.