domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HOSPITAL DA MULHER COMPLETA SEIS ANOS: “É UM GRANDE PRESENTE PARA AS MULHERES DA BAHIA”, DIZ PACIENTE

Redação - 10/01/2023 15:00 - Atualizado 10/01/2023

Os seis anos de inauguração do Hospital da Mulher de Salvador, celebrados nesta segunda-feira (09), são motivo de felicidade para baianas dos 417 municípios do Estado da Bahia.

Dona Estelita Santos, natural de Mutuípe, é uma delas. “Agradeço a Deus por ter sido atendida aqui. É um hospital excelente, de primeira qualidade. Sem dúvidas é um grande presente para as mulheres da Bahia. É o melhor hospital que já fui”, assegurou a paciente, enquanto fazia sua terceira sessão de quimioterapia. 

Em seis anos, foram realizados 2,150 milhões atendimentos, sendo 900 mil exames e procedimentos e 51.500 cirurgias.

A unidade dispõe de serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME, onde já foram ofertados mais de 1.106 acompanhamentos médicos e psicossociais a mulheres e adolescentes a partir de 12 anos. 

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana destaca que mesmo sendo um hospital com pouco tempo de funcionamento já deu bons frutos. “É muito bom ver as mulheres tendo um atendimento digno”, afirmou. A Secretária ainda pontuou a ampliação que está sendo feita na unidade, que passará a contar com serviço de radioterapia, além de novos leitos de enfermaria. “Vamos ampliar, para darmos oportunidade de mais mulheres serem atendidas”. 

COMO SER ATENDIDA? 

Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000. 

RECONHECIMENTO 

O Hospital da Mulher é considerado o maior, dentre as unidades dedicadas às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino, do Brasil.

Em 2022, a unidade recebeu certificação da qualidade pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação reconhecido internacionalmente, por meio de padrões e requisitos que asseguram a qualidade e a segurança da assistência na área da saúde. Durante o processo de avaliação, todas as áreas de atividades, desde a assistência aos aspectos estruturais, foram analisadas por equipe de avaliadores. 

No último ano, além da Acreditação, o Hospital da Mulher também implantou o prontuário 100% eletrônico, certificado pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde). Com ele é possível acessar, de forma rápida e eficaz, o histórico clínico das pacientes, assim como registrar consultas, procedimentos, plano terapêutico, prescrições, resultado de exames, imagens, gráficos, relatos e laudos. 

O Hospital da Mulher é uma unidade de saúde 100% SUS certificada pelo Breast Centres Network. Em 2019, a unidade foi eleita Hospital Amigo da Mulher, através da premiação Dr. Pinotti, concedida pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.