sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HADDAD DIZ QUE LULA “VAI ATUAR COMO CONTROLADOR” DOS INVESTIMENTOS NA PETROBRAS

João Paulo - 28/03/2024 14:55

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai atuar como controlador de investimentos da Petrobras. A declaração foi dada nesta quarta-feira (27) em entrevista à CNN. A atuação de Lula, de acordo com Haddad, vai compreender políticas de preços e de investimentos, para que a empresa invista mais em áreas estratégicas para o governo, como, por exemplo, em um plano de transformação ecológica.

“O presidente já falou um milhão de vezes […] É um direito do controlador fomentar a Petrobras nessa direção. O petróleo, se não vai terminar, vai ser cada vez menos usado”, disse o ministro. Haddad mencionou ainda que o papel da Fazenda é o de colaborar para um bom ambiente de negócios no País, o que inclui apaziguar os ânimos do mercado quando há ruídos sobre ações do governo com estatais.

A declaração acontece em meio às críticas feitas ao governo Lula por uma suposta intervenção na gestão de grandes empresas. Como caso mais recente, a decisão do conselho de administração da Petrobras de reter o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas, no valor total de R$ 43 bilhões, numa decisão de Lula. Ainda de acordo com Haddad, o governo está estimulando investimentos “inclusive em pesquisas e desenvolvimento voltadas para hidrogênio verde”. “Não me parece que isso seja uma intervenção”, pontuou.

Foto: Ricardo Stuckert

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.