domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-CHINA RECEPCIONA DELEGAÇÃO CHINESA EM BRASÍLIA

João Paulo - 15/03/2024 09:20 - Atualizado 15/03/2024

Na última terça-feira (12), o Grupo parlamentar Brasil-China, presidido pelo Deputado Daniel Almeida (PCdoB), juntamente com o vice-presidente do grupo e também presidente da comissão de trabalho,  Deputado Lucas Ramos  (PSB/PE), receberam a delegação chinesa da Comitiva Precursora da Rota da Seda Marítima na Amazônia. A recepção, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, faz parte do roteiro de visitas da programação da Comitiva, que tem o objetivo de aprofundar as relações de cooperação e intercâmbio entre Brasil e China.

O Deputado Daniel Almeida intermediou o contato da comitiva com parlamentares e os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura e Pecuária. Durante as audiências, foi apresentado o projeto “Uso de biofertilizantes para recuperação de solos degradados na Amazônia”, cujo acordo de ampla cooperação permitirá o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a universidade chinesa Hohai.

“É uma satisfação receber a Comitiva da China no Congresso e poder ouvi-los sobre suas impressões desses contatos realizados. O nosso papel é facilitar e intermediar essa cooperação que faz parte tanto da política do governo, quanto dos ministérios, além de ser prioridade do presidente Lula fortalecer esses projetos”, celebrou o parlamentar.

Cooperação para pesquisa na Amazônia

Com recursos da empresa Zhuhai Sino-Lac Suplly Chain, o projeto “Uso de biofertilizantes para recuperação de solos degradados na Amazônia” tem o objetivo de aumentar a produção agrícola e pecuária de forma sustentável na Amazônia, garantindo a segurança alimentar da população e agindo na recuperação de solos degradados.Para a reitora da UFRA, Herdjania Lima, a excelência da instituição permitiu essa parceria com a Universidade de Hohai – instituição com grande tecnologia, considerada a primeira do mundo na área das Engenharias Hidráulicas.

“Assinamos um acordo de cooperação em maio de 2023 e, proveniente dessa parceria, estamos aqui dando início às ações. Essa iniciativa visa não só trazer um produto para o Brasil, mas também atuar na transferência de novas tecnologias que nos permitam aumentar a produção da Amazônia de forma sustentável, que é hoje um dos nossos grandes desafios”, explicou Herdjania Lima.

A comitiva chinesa contou com a presença do professor Chen Lihua, chefe da delegação; o diretor adjunto da empresa Zhuhai Sino Lac Supply Chain, Tan Jianrong; a coordenadora do projeto e intérprete, Xu Lina; o assistente do projeto, Zhu Shiqiang, e o diretor-geral da Nongfengbao Grupo Co, Chen Xiaozhuo.

Estiveram presentes também a reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Herdjania Lima; a analista de Projetos da Universidade Federal Rural da Amazônia, Lilian Doris Vergara Rivas; o representante da Sino Lac Amazônia, Marcius Nei; do Fórum Brasil – China, Pedro Leão;  a Assessora do Grupo Parlamentar Brasil – China, Ana Prestes, além do  Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (MT), Francisco Vuolo.

Visitas parlamentares

Pela manhã, a comitiva conversou com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, Irajar Rezende de Lacerda, que demonstrou interesse em intensificar e estimular cada vez mais nossas relações com outros países.

Durante a audiência no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Ministro Waldez Góes parabenizou o projeto em parceria com a UFRA, instituição de referência em inovação e parcerias que, segundo ele, são de grande interesse para o Brasil.

O professor Chen Lihua, agradeceu a recepção e intermediação do Deputado Daniel. “A nossa expectativa é retornarmos à China seguindo todas as orientações aqui recebidas e avançarmos nesse acordo de cooperação”, avaliou o chefe da delegação chinesa.

Foto: Nívia Cerqueira

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.