A BYD deu nesta terça-feira os primeiros passos para implantar sua primeira fábrica fora da Ásia. Em uma cerimônia realizada em colaboração com o Governo da Bahia, a montadora chinesa deu o início das obras em seu complexo industrial, localizado em Camaçari (BA), localizado em uma área anteriormente ocupada pela Ford. O governo acabou descartando a proposta da empresa Lecar para assumir o complexo de Camaçari. (Veja aqui mais detalhes). O complexo que a BYD está montando será o maior pólo industrial da montadora fora da China e receberá um investimento de R$ 3 bilhões, com expectativa de iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, atingindo uma capacidade instalada de aproximadamente 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, acompanhado por Alexandre Baldy, conselheiro especial da companhia, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades, deram o ‘start’ nas obras, com direito a caminhões Mercedes-Benz com a marca tampada. O terreno, adquirido por R$ 287 milhões abrigará 26 novas instalações na primeira fase de obras, incluindo galpões de produção e uma pista de testes, ocupando cerca de 1 milhão de m². As instalações antigas serão destinadas a fornecedores, colaborando na produção de partes e peças dos novos veículos.
Inicialmente, a fábrica produzirá modelos como o Dolphin, Yuan Plus e Dolphin Mini, todos 100% elétricos. Além desses, também fabricará o Song Plus, um híbrigo plug-in. A produção local visa oferecer preços mais competitivos, ampliando as oportunidades para os consumidores brasileiros adotarem veículos elétricos. Em 2023, a BYD conquistou a liderança no mercado de veículos eletrificados no Brasil e no mundo, registrando um crescimento impressionante de quase 70 vezes e vendendo cerca de 18 mil carros, ultrapassando a soma de todos os concorrentes.
“A BYD vai contribuir para o fomento econômico do estado baiano, com a geração 10 mil empregos, e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores diversos ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços, dando prioridade a empresas locais”, destaca Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD. O Dolphin Mini também promete boas vendas, apesar da marca ter decepcionado muita gente com o preço. Segundo a BYD, mais de 7,7 mil reservas foram feitas desde o lançamento na última quarta-feira.
Fotos Matheus Landim GOVBA