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VENDAS DO VAREJO BAIANO REGISTRAM ALTA EM DEZEMBRO E FECHAM 2023 COM RECORDE; VEJA NÚMEROS

João Paulo - 07/02/2024 17:21 - Atualizado 07/02/2024

Em dezembro de 2023, as vendas do varejo na Bahia avançaram tanto frente a novembro (+0,2%), na série livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como a Black Friday e o Natal), quanto na comparação com dezembro de 2022 (+2,5%). No primeiro caso (+0,2% frente a novembro), a variação representou uma retomada dos resultados positivos, após o recuo registrado na passagem de outubro para novembro (-2,1%). Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em dezembro do ano passado, o comércio varejista baiano mostrou seu 14º aumento nas vendas, com crescimentos seguidos desde novembro de 2022.

No Brasil como um todo, de novembro para dezembro de 2023, o varejo se retraiu (-1,3%), com quedas em 13 das 27 unidades da Federação. A Bahia teve a menor variação positiva, ou 14o resultado entre os estados. No confronto com dezembro de 2022, porém, o comércio varejista nacional registrou crescimento de 1,3% nas vendas, com altas em 18 estados. A Bahia ficou com o 11º resultado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Apresentando resultados mensais positivos ao longo de todo o ano passado (frente aos mesmos períodos de 2022), o varejo da Bahia fechou 2023 com uma alta de 4,8% nas vendas. Foi o primeiro aumento acumulado no estado depois de três anos seguidos de quedas e o melhor desempenho do comércio baiano, nessa comparação, em 11 anos, desde 2012, quando a taxa de crescimento havia sido de 9,7%.

A Bahia apresentou, ainda, o 4º maior aumento anual das vendas, dentre os 27 estados, superior ao índice do Brasil como um todo (1,7%) e abaixo apenas dos registrados em Tocantins (11,6%), Maranhão (10,0%) e Ceará (8,3%). Em 2023, houve aumento acumulado das vendas do varejo em 21 dos 27 estados. Apesar dos crescimentos verificados em dezembro e no acumulado em 2023, o comércio varejista da Bahia encerrou o ano passado ainda com um volume de vendas 2,9% menor que o verificado em fevereiro de 2020, antes da pandemia.

Foto: Imagem de Pexels por Pixabay

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