sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.14

5º REDE CAPOEIRA TEM QUATRO DIAS DE PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA EM SALVADOR

Bruno Alves - 22/01/2024 15:35

Shows, rodas de capoeiras, debates, oficinas e um cortejo do Filhos de Gandhy estão previstos para agitar a cidade

Com rodas de capoeira, oficinas, competições, shows e debates, o maior evento de capoeira do Brasil acontece de 24 a 27 de janeiro, em Salvador. A programação será dividida em dois locais, no coração da cidade: o Espaço Cultural da Barroquinha e o Mercado Modelo, com shows de Tonho Matéria, Gerônimo, Ganhadeiras de Itapuã e a banda Viola de Doze, assim como rodas de capoeiras com os mestres, oficina de berimbau, palestras e cortejo dos Filhos de Gandhy. A entrada é gratuita.

O evento é realizado pelo Projeto Mandinga e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura Municipal de Salvador. Ao longo dos quatro dias serão discutidos temas relacionados ao futuro e as necessidades do setor junto a mestres, ativistas e artistas que propagam as tradições, entre os convidados: Mônica Beltrão, pedagoga e autora, o neurocientista Sidarta Ribeiro, o escritor Jorge Columá, e a ministra da Cultura Margareth Menezes.

O evento vai, ainda, homenagear os 14 mestres octogenários brasileiros, reconhecendo-os como heróis nacionais e guardiões dos saberes, pelos serviços prestados à cultura nacional. Como prêmio simbólico, a estatueta é um uma escultura do Sankofa, um pássaro que representa a necessidade de conhecer o passado para desenvolver um futuro melhor, com a tradução literal do nome sendo “volte e pegue”. Os homenageados são: o Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Boca Rica, Mestre Brandão, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Olavo, Mestre Pelé da Bomba, Mestre Brasília, Mestre Virgílio, Mestre Cafuné, Mestre Carcará, Mestre Curió, o carioca Mestre Celso e Mestre Sombra.

Mestre Sabiá, idealizador do evento, comentou sobre a importância da capoeira par a sociedade, em suas mais variadas dimensões:

“A capoeira tem um papel significativo na sociedade, está presente em muitas comunidades no Brasil. Mesmo em locais com dificuldades sociais ou menos privilegiadas, é possível encontrar um mestre de capoeira ocupando o papel de educador, sendo uma referência positiva para muitos jovens. Ela também tem um valor pedagógico, pois trabalha o equilíbrio, a musicalidade, a coordenação motora e o lado lúdico, principalmente na criança. A capoeira faz parte da identidade afro-brasileira, cumprindo um papel social de agente cultural transformador de vidas”.

A programação completa pode ser conferida no site: redecapoeira.com

SERVIÇO

24 DE JANEIRO (Quarta-feira)

Espaço Cultural da Barroquinha

15h às 16h30: “Heróis Populares – Os Mestres”, com a presença de Sidarta Ribeiro, Mestre Nenel, James Martins e Mestre Sabiá

18h às 20h30: “Abertura Oficial – Homenagens aos Mestres”, com a participação do cortejo Filhos de Gandhy, Mestre Felipe, Mestre Sabiá e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes

20h30 às 21h30: “Roda de Mestres homenageados”

25 DE JANEIRO (Quinta-feira)

Espaço Cultural Barroquinha

9h30 às 10h30: “Abre Alas aos Capoeiras”, com Antônio Liberac, Mônica Beltrão e Jorge Columá

10h30 às 11h: Roda de Capoeira

16h às 17h30: “Rede Capoeira – Economia Criativa (Mestres dos Saberes)”, com participação de representantes do MINC, IPHAN e IPAC – Leis dos Mestres

Mercado Modelo

17h30 às 18h30: “Legados do Mestre João Pequeno”, conta com a Oficina e Roda de Capoeira Angola do Mestre Jogo de Dentro

18h30 às 20h: “Oficina Mestre João Grande”, com uma Roda de Viola

20h às 20h40: “Festa de João”, com o Samba de Chula

21h às 22h30: “Show de Tonho Matéria”

26 DE JANEIRO (Sexta-feira)

Espaço Cultural Barroquinha

9h às 13h: “Seletivas Estação Paranauê – Bahia e Mundo”

15h às 16h30: “Roda de Conversa – Processo de Internacionalização da Capoeira”, com Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Jelon e Mestre Amen.

Mercado Modelo

9h30 às 11h: “Oficina de Berimbau e Pandeiro”, com a Fundação Mestre Bimba

16h30 às 18h: “Oficina e Roda de Capoeira”, com Mestre Lobão e Acordeon

18h às 19h30: “Legados do Recôncavo”, com a presença dos Mestres Felipe, Brandão, Adó, Ivan, Goes e Carcará

19h30 às 20h30: “Show Ganhadeiras de Itapuã”

20h30 às 22h: “Cortejo e Roda do Bando Anunciador da Capoeira Angola de rua”, com Mestre Lua Rasta e convidados

27 DE JANEIRO (Sábado)

Mercado Modelo

9h às 10h: “Samba de Roda”, com Mestra Nalvinha

10h10 às 11h30: “Oficina É Regioná”, com Mestre Nenel e Cafuné

11h20 às 11h50: “Histórias da capoeira e o Mercado Modelo”, com Mestre Nenel e Cafuné

16h às 19h: “Estação Paranauê – Competição”

19h às 20h30: “Valeu Rede Capoeira!”, com Show Gerônimo

20h30 às 22h: “Show da banda Viola de Doze”

Foto/Reprodução: Bruna Laja

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.