sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ESTUDOS MOSTRAM QUE PARTE DA BAHIA JÁ TEM CLIMA ÁRIDO, QUE PODE SE TRANSFORMAR EM DESERTO. VEJA QUAIS AS CIDADES ATINGIDAS

Redação - 21/01/2024 18:04 - Atualizado 24/01/2024

Pela primeira vez, especialistas identificaram uma região de clima árido no Brasil e a maior parte dela está na Bahia.  A aridez é a falta crônica de umidade no clima, indicando um desequilíbrio constante entre a oferta e a demanda de água. Ela é permanente e, por isso, difere da seca, período temporário de condições anormalmente secas.

É um dado alarmante, pois o clima árido é também conhecido como clima desértico, é um clima em que há excesso de evaporação sobre a precipitação. Isso significa que essa condição, aliadas ao avanço do desmatamento, tende a agravar a desertificação,

O trecho de quase 6 mil km² que está se tornando árido e pode virar um deserto fica no centro-norte da Bahia e abrange toda a área das cidades de Abaré, Chorrochó e Macururé, além de trechos de Curaçá, Juazeiro e Rodelas, municípios baianos que fazem fronteira com o sertão pernambucano.  Se nada for feito, a disponibilidade hídrica na região estará comprometida e as atividades agrícolas e pecuárias também.

Essa foi a 1ª vez que foi identificada uma região árida, ou seja, com uma escassez forte e continuada de chuvas no centro-norte da Bahia. Tudo isso indica que processos de desertificação, ou seja, a degradação de áreas semiáridas, podem se acelerar nas próximas décadas.

As informações estão em estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelou também que o avanço do semiárido vem ocorrendo num nível acentuado pelo país.

A aridez está aumentando em todo o país, exceto no Sul, devido ao aumento da evaporação associada ao aquecimento global. Ou seja, o clima está secando em muitos lugares do Brasil.

No caso específico do semiárido, essas regiões estão se expandindo de forma acentuada, com uma taxa média superior a 75 mil km².

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.