sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GOVERNO DA BAHIA INVESTE MAIS DE R$ 40 MILHÕES EM CISTERNAS PARA AMPLIAR ACESSO À ÁGUA NO SEMIÁRIDO

Emilly Lima - 19/01/2024 19:10

O Governo da Bahia, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), lançou um novo edital do Programa Cisternas, visando proporcionar acesso à água potável para cerca de 14 mil pessoas no semiárido baiano. Com um investimento total de R$ 40,8 milhões, o programa pretende instalar mais de 3,7 mil cisternas em 176 municípios da região.

A iniciativa faz parte do Programa Bahia Sem Fome, promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e busca não apenas construir cisternas, mas também envolver a comunidade na importância do armazenamento e tratamento da água.

O evento de lançamento, realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. O programa utilizará o modelo de cisterna de placa, uma alternativa econômica, prática e segura.
Além de atender comunidades rurais, 969 cisternas serão destinadas a escolas, com capacidade para 52 mil litros cada, enquanto 2.748 cisternas de placas com capacidade para 16 mil litros serão instaladas em comunidades quilombolas e famílias rurais afetadas pela seca.

O edital para participação no programa será publicado no Diário Oficial, e as inscrições estarão abertas até 19 de fevereiro, com foco em famílias quilombolas, pessoas em situação de extrema pobreza, especialmente lideradas por mulheres e pessoas com deficiências, além de contemplar escolas em áreas rurais afetadas pela seca ou falta regular de água.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.