Em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, o novo presidente da da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – Abih-BA, Wilson Spagnol, falou sobre a expectativa do setor para o carnaval de 2024. Segundo o presidente Salvador pode chegar a 100 % de ocupação hoteleira no período com diárias maiores que em 2023. Veja aqui a entrevista
Segundo números de um levantamento feito pelo Jornal Correio, o Verão na Bahia vai ser de altos preços na rede hoteleira. Comparado com o mês de dezembro, as diárias previstas para janeiro têm um aumento de até 107%. O jornal comparou os preços de ao menos 10 hotéis ou pousadas de cinco cidades turísticas do estado e verificou que todos registraram aumento de preços. As informações foram coletadas pelo aplicativo Google Travel e foram considerados apenas os estabelecimentos que vendiam pacotes em site oficial. Na comparação, foram analisados os valores das diárias nos dias 19 de dezembro, data em que o levantamento foi feito, e 9 de janeiro, exatamente 21 dias depois. Confira a lista completa no final do texto.
Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa disse que a expectativa é de uma ocupação na rede hoteleira do estado em 80% no mês de janeiro e 70% em fevereiro, com picos de 100% durante o Carnaval. Para o representante do setor, é justamente o aumento na demanda por hospedagem que explica o aumento de preços durante o Verão. “Quanto maior a procura, mais caro o produto. As diárias estiveram baixas depois da pandemia, mas agora estamos recuperando. Hoje já trabalhamos no azul”, comentou.
Economista e Conselheiro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-Ba), Edval Landulfo explicou também que o setor hoteleiro tende a ter mais custos durante o Verão, o que explica esse aumento nas diárias. “Os hotéis precisam contratar mais profissionais para dar conta dessa demanda maior. Vai ter o aumento no consumo de energia, de água, de toalhas, roupa de cama… é toda uma estrutura que precisa ser ajustada no período”, explicou.
A depender de quanto seja esse aumento nas diárias, pode ser que o hotel ou pousada consiga tirar em janeiro um lucro que balanceie eventuais prejuízos que ocorrem durante a baixa temporada. Mas para Landulfo, inflacionar o serviço pode não ser um caminho saudável. “Se o hotel aumentar além da conta, pode ficar com quartos vagos. Ele precisa balancear o preço com a procura. Não adianta aumentar demais para tentar tirar muito dinheiro no período”, afirmou.
Confira os valores das diárias nos hotéis pesquisados pelo CORREIO:
Grand Hotel Stella Maris (Salvador)
Mercure Salvador Rio Vermelho (Salvador)
Quinta do Sol Praia Hotel (Porto Seguro)
Porto Seguro Eco Bahia Hotel
Pousada Rosa dos Ventos (Praia do Forte)
Hotel Pousada Tatuapara (Praia do Forte)
Jardim Atlântico Beach Resort (Ilhéus)
Pousada Praia Bela (Ilhéus)
Hotel de Lençóis
Terra dos Diamantes Hotel (Lençóis)
Crédito: Wilson Spagnol, atual vice-presidente da ABIH-BA –