sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONFIANÇA DO EMPRESARIADO BAIANO INTERROMPE TRAJETÓRIA DE QUEDA EM NOVEMBRO

LUIZA SANTOS - 29/11/2023 16:59 - Atualizado 29/11/2023

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) marcou -50 pontos em novembro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. A métrica é calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado.

Desta forma, foi confirmado o cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto) pela 13ª vez em sequência. Além do mais, trata-se da 13ª pontuação consecutiva abaixo de zero.

Também no mês de novembro, a confiança avançou tanto em relação a outubro (quando o indicador marcou -52 pontos) quanto em comparação a novembro de 2022 (registro de -91 pontos). Em comparação ao mês imediatamente antecedente, ocorreu uma ligeira alta de 2 pontos – interrompendo, assim, uma trajetória de queda com três recuos em sequência. Quanto ao registrado um ano antes, o indicador aumentou 41 pontos, a primeira alta após três encolhimentos consecutivos nessa base comparativa.

Nos setores, a expansão do nível de confiança de outubro a novembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em dois dos quatro grupamentos (Agropecuária e Serviços, no caso). A alta em relação a novembro do ano passado, por outro lado, repercutiu em três das quatro atividades (Indústria, Serviços e Comércio). Nenhum deles assinalou pontuação superior a zero. As pontuações foram: Agropecuária, -7 pontos; Indústria, -54 pontos; Serviços, -62 pontos; e Comércio, -24 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado pelo quinto mês seguido, enquanto a atividade de Serviços expôs o menor nível de confiança.

Foto: Assessoria/SEI

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.