segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

PEC QUE RESTRINGE PODER DO STF INTERESSA À EXTREMA-DIREITA, DIZ GLEISI HOFFMANN

LIZANDRA MUNIZ - 23/11/2023 19:32

Gleisi Hoffamann, a presidente do PT, relatou nesta quinta-feira (23) que a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “é de interesse da extrema-direita” e que o partido irá “tentar, agora, na Câmara fazer as articulações para não deixar essa PEC prosperar”.

“Nós achávamos que aquilo não era oportuno de ser discutido, e que, na verdade, servia aos interesses da extrema-direita que queria que a investigação sobre os atos antidemocráticos não acontecesse, não chegassem nos devidos culpados”, comentou a líder.
Aprovada nesta quarta-feira (22), a PEC recebeu, nos dois turnos de votação, 52 votos a favor e 18 contrários. Para obter a aprovação, é preciso no mínimo 49 votos. Agora a PEC segue para votação na Câmara dos Deputados.
Ela também comentou que não era o momento certo para discutir a limitação do poder dos ministros do STF, uma vez que o judiciário desempenhou um papel ativo no combate às ações golpistas e na pandemia.
“Não era o momento de se debater isso, até pelo papel que o Supremo Tribunal Federal teve e estava tendo no combate às ações golpistas, no enfrentamento aos atos antidemocráticos, pelo papel que teve na pandemia, que, aliás, foram decisões monocráticas do Supremo que garantiram aos municípios e estados atuarem na pandemia”, afirmou.
(G1)

 

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.