Em novembro deste ano, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) permaneceu estável, em relação com o mês anterior. O indicador está em 104,9 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
Dos sete componentes avaliados, cinco tiveram resultados positivos em relação a outubro deste ano, com destaque para a avaliação sobre o acesso ao crédito (0,4%). De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da queda dos juros ter causado um impacto positivo nas condições de acesso ao crédito, a preocupação com a inadimplência e a diminuição do crédito no mercado tiveram um impacto negativo no indicador.
Dois componentes tiveram queda: perspectiva profissional (-0,5%) e perspectiva de consumo (-0,9%).
Em novembro de 2022, aumentou 17,9%, com resultados positivos para todos os componentes: emprego atual (10,3%), renda atual (17,5%), nível de consumo atual (23,5%), perspectiva profissional (11,6%), perspectiva de consumo (24%), acesso ao crédito (7,5%) e momento para a compra de bens duráveis (51,1%).
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