segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0863

LIDERANÇA FEMININA NO MUNDO CORPORATIVO CRESCE NA BAHIA, DIZ FECOMÉRCIO – BA

João Paulo - 07/03/2023 12:59 - Atualizado 07/03/2023

De acordo com uma pesquisa do Grant Thornton, a presença feminina em gestão média e cargos de liderança nos ecossistemas de negócios ainda está em ascensão.

No Brasil, apenas 38% das mulheres são as tomadoras de decisões no âmbito empresarial, já na Bahia, esses dados são mais otimistas. Isso porque, segundo a Fecomércio-BA – Federação do Comércio do Estado da Bahia, o empreendedorismo feminino detém 45% das instituições formalizadas no estado.

Promovendo conexões estratégicas e contribuindo com diversidade, repertório e diferenciação para a criação de novos negócios no empresariado baiano, a executiva Lilian Marins, está há mais de dois anos no comando da gestão regional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, entidade que é responsável por concentrar 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, e que assume um propósito estratégico no estado de melhorar o ambiente corporativo, a partir do desenvolvimento e capacitação empresarial.

Com mais de 20 anos de experiência em Gestão e Liderança de times e mentoria de empreendedores e líderes, a head da Amcham Bahia, embora lidere uma equipe formada por 70% de mulheres, acredita em um Futuro Female, aquele que é construído da junção tanto das competências e habilidades do arquétipo masculino, quanto do feminino. “Caminhando juntos teremos um futuro integrado e com equidade de gênero”, potencializa a empresária.

Lilian ainda enfatiza que as gestoras que já ocupam posição de liderança precisam ter o olhar sensível de como construir e dar espaço para que o público feminino se posicione e consiga trazer o que a nova era pede: ecossistemas corporativos mais humanizados, empáticos, de escuta ativa e de capacidade multitarefas. “Essas são habilidades genuinamente atribuídas às mulheres. Somos seres de múltiplos papéis. Então, quando a gente trabalha essa perspectiva de ter mulheres em cargos de liderança, é mostrar através de muita gestão, inteligência emocional, que nós conseguimos sim desenvolver pessoas e negócios, mas, para além disso, desenvolver a si mesmo, pois o processo de gestar, começa de dentro pra fora”, afirma.

Empresariado feminino na Bahia

De acordo com a gerente regional da Amcham, a Bahia mais do que nunca necessita de representatividade e liderança feminina no âmbito empresarial, como por exemplo nos conselhos administrativos das organizações. Embora o estado seja tão diverso, com multiculturas, sobretudo de influência negra, ainda se tem um número minoritário de mulheres no poder, e essa quantidade aumenta mais ainda quando se trata da mulher negra e indígena. “Então chegou a hora de amplificar essas vozes, de apresentar para a Bahia e para o Brasil quem são essas lideranças que fazem a diferença e tem gerado impacto  positivo”, declara a gestora, reforçando ainda que a Bahia é o estado mais negro fora da África. “Temos muitas mulheres e negras competentes capazes de ocupar lugares de protagonismo, lideranças femininas com potencial de transformar não só a região, mas o Brasil e quiçá o mundo”, afirma.

Women Experience

Com o propósito de estimular as lideranças femininas e aumentar a representatividade de mulheres em espaços de poder, a Amcham Bahia, realizará no dia 18 de março, o Women Experience, um evento imersivo voltado para empresárias e executivas que querem obter resultados significativos, atuando como estrategistas no mundo dos negócios e vivendo a sua melhor versão, integrando vida pessoal e profissional. Intitulado de ‘Gestão Implacável’, o evento, gratuito para as associadas, acontecerá no auditório do Salvador Shopping Business, das 9h às 17h, e contará com a presença da Especialista em Gestão de Negócios e Finanças, Tamara Damares, natural de Florianópolis, Sul do Brasil. “Nossa missão com esse projeto é humanizar as organizações. Afinal de contas, CPNJs são feitos por CPFs e não existe frequência mais integrativa do que a frequência da energia e arquétipo feminino”, revela a head da operação baiana da Câmara Americana, Lilian Marins. Na ocasião, as experts discutirão temas importantes no mundo corporativo como mentalidade, gestão de marca, de processos, empresarial, financeira e estratégica.

Fonte: fecomercio- Bahia

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.