sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TURISMO: EMPREGOS EM CRUZEIROS ESTÃO EM ALTA E PAGANDO DÓLAR. VEJA DICAS PARA PARTICIPAR DAS SELEÇÕES

João Paulo - 20/11/2023 08:59

A Temporada de Cruzeiros é uma das mais aguardadas pela economia no estado. Segundo números oficiais em 2023/2024 a movimentação financeira deve superar a casa dos R$ 2 bilhões (Veja aqui detalhes).  Até maio do próximo ano, 130 cruzeiros marítimos são esperados na Bahia. As embarcações já chegam à costa do estado abarrotadas de turistas, mas também de tripulantes, profissionais que asseguram que a experiência dos clientes em alto mar seja a melhor possível. Segundo reportagem do Jornal Correio, esses trabalhadores atuam nas mais diversas áreas, seja entretenimento, vendas e saúde. Muitas pessoas buscam essas oportunidades de emprego de olho nos salários, frequentemente pagos em moedas estrangeiras, e na perspectiva de explorar novos destinos, mantendo contato constante com diferentes culturas.

Talvez a maior dúvida de quem pensa em trabalhar em um cruzeiro seja a de como participar de uma seleção para fazer parte da tripulação. Tomaz Feitosa, analista de Recursos Humanos com uma década de experiência em duas empresas de cruzeiros, aconselha que o ponto inicial seja explorar os sites das próprias companhias ou de agências especializadas em recrutamento para a indústria de cruzeiros. “As páginas das companhias contam com uma aba com ‘vagas’ e as descrições dos cargos. Se você acredita que se encaixa com a descrição, deverá anexar o currículo e aguardar os próximos passos. Uma coisa deve ficar clara: o inglês é fundamental. Geralmente, são processos bastante competitivos para as mais variadas áreas”, explica Feitosa em entrevista ao jornal.

As entrevistas, em sua maioria, são feitas por telefone ou por videoconferência. Se aprovado, afirma o analista de RH, o profissional passará por treinamentos específicos para sua função a bordo, além de uma bateria de exames. O contrato de trabalho pode durar meses ou até um ano, dependendo da política de cada companhia. Os salários também podem variar e dependem da posição e experiência dos funcionários, mas uma coisa é certa: as despesas com hospedagem e alimentação são custeadas. Feitosa faz uma consideração importante para aqueles que querem se juntar à tripulação de um cruzeiro. “O profissional precisa ter em mente que ele estará embarcando a trabalho e não de férias. Como qualquer trabalho, há jornadas que podem ser cansativas, mas depende das funções. Você pode, por exemplo, trabalhar durante 12 horas e não ter a chance de descer no próximo porto para conhecer a cidade. Acontece, mas não é a regra”, lembra também em entrevista ao jornal.

O baiano Júnior Stunna trabalha há cinco anos em cruzeiros marítimos e é um criador de conteúdo com 142 mil seguidores apenas no Instagram, onde compartilha sua rotina em alto mar. Atualmente, ele está a bordo cumprindo a função de vendedor. Fazer parte de uma tripulação, diz, não foi algo planejado, mas a vontade veio logo após a sua irmã desembarcar de um cruzeiro, onde estava como passageira. “Minha irmã fez um cruzeiro na costa brasileira, relatou como foi e no final perguntou por que eu não aplicava a uma vaga, já que sabia inglês e gostava de viajar. Não passou muito pela minha cabeça, mas, depois de alguns meses, eu estava no fim da faculdade de engenharia de produção e decidi tentar. Sai aplicando para vagas para várias agências e fiz entrevistas para algumas companhias como americanas e italianas”, conta.

Stunna acredita que o setor está a todo vapor e que a demanda por profissionais é alta. Ele afirma que a empresa onde ele presta serviços constrói, em média, um navio por ano. Na embarcação em que ele está neste momento há, por exemplo, 1,7 mil profissionais. “[…] E existem muitas vagas. Desde a limpeza do navio, ao restaurante, bar, enfim. Eu sempre falo que o navio de cruzeiros é uma cidade flutuante. Então, você encontra de tudo”, completa baiano, em entrevista ao jornal.

Foto: Imagem de Juan Manuel Cortés por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.