Em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá a primeira prova aplicada no próximo domingo (5), estudantes da rede estadual de ensino de Salvador irão participar de simulados. No Colégio Estadual Vila Canária, por exemplo, além dos aulões realizados ao longo do ano, os estudantes do 3º ano estão fazendo simulados com os mesmos critérios, duração e estruturas das provas do Enem.
Nesta segunda-feira (30), os alunos responderam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já nesta terça (31), às 8h, eles irão simular as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Para o estudante Pedro Henrique do Carmo, 17, os simulados são essenciais para a revisão dos conteúdos. “Estou gostando bastante de participar do simulado, pois realmente são cobrados vários assuntos que costumam cair nas provas do Enem. Desde a primeira unidade, os professores vêm nos incentivando a fazer pesquisas e revisar conteúdos em casa. Fora da escola, eu faço leituras, respondo os exercícios e assisto a videoaulas”, contou.
A estudante Karine dos Santos, 20, vai fazer o Enem pela primeira vez e está focada na sua preparação. “Através dos simulados, a gente consegue saber como é o nível das questões do exame e, também, a trabalhar melhor o nosso tempo e nervosismo. Eu estou na expectativa de fazer boas provas e pretendo cursar Fisioterapia”, revelou.
O professor de Física, Thalisson Andrade, falou do impacto dos simulados no aprendizado. “Trata-se de uma ferramenta fundamental para que o estudante consiga ter uma noção do grau de preparação dele em relação às provas do Enem. É muito importante que eles revejam os erros cometidos ao longo dos simulados e aprendam com eles, para que possam chegar nos dias das provas do exame ainda mais preparados e confiantes”.
Foto: Claudionor Jr