domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA VAI RECEBER 1,5 MILHÃO DE DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE

Victoria Isabel - 07/03/2024 09:00

A Bahia recebeu, nesta quarta-feira (6), os primeiros lotes da vacina contra o vírus da Influenza. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesse primeiro momento, o Ministério da Saúde deve enviar cerca de 1,5 milhão de doses para serem distribuídas entre os 417 municípios baianos. A Sesab informou que as doses devem ser entregues de acordo com os critérios populacionais.

O Ministério da Saúde este ano decidiu antecipar a campanha de vacina contra a gripe nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A ação que geralmente ocorre entre os meses de abril e maio, este ano, terá início no dia 25 de março. A expectativa do Ministério da Saúde é que, em todo o país, 75 milhões de brasileiros sejam vacinados.

Grupos prioritários

Nesse primeiro momento, quem está apto a tomar a vacina contra a gripe são os trabalhadores da saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, professores, trabalhadores de transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Conforme orientações do Ministério da Saúde, assim que os municípios receberem as doses, já podem dar início à vacinação. A Sesab informou que a entrega dos imunizantes às cidades da Bahia começa hoje (7). Além disso, cada município irá divulgar quando terá início a aplicação das doses e quais serão os locais de vacinação.

A gripe ou influenza é classificada em três tipos: A, B e C. No primeiro grupo, tanto seres humanos quanto animais podem ser acometidos pela infecção que atinge o sistema respiratório. Já o tipo B, afeta unicamente os humanos. A última, por sua vez, não é detectada com frequência, pois causa infecções leves. A vacina contém três tipos de cepas de vírus, tornando-se imune a todos eles que mais tem circulação no país.

 

Foto: Uarlen Valério

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.