terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

VENDAS NOMINAIS DEVEM AUMENTAR ENTRE OUTUBRO E DEZEMBRO

LUIZA SANTOS - 25/10/2023 18:34

O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,9% em outubro, 5,1% em novembro e 3,8% em dezembro, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em setembro, houve alta de 2,3%.

Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA apontam queda real de 1,0% em outubro, leve alta de 0,3% em novembro e queda real de 0,9% em dezembro. Em setembro, a variação nominal registrada foi de queda de 2,9% em relação ao mesmo mês de 2022.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõe o índice possui representantes em todos os setores do varejo e representam, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

O IAV também projetou crescimento de 8% nas vendas para o 4º trimestre deste ano. Já o realizado nos 2º e 3º trimestres foi de 9% e 5%, respectivamente.

IAV Setorial

No setor de supermercados, hiper, alimentação, bebidas e fumo, setembro mostrou queda de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 0,7% em outubro, 2,6% em novembro e 2,3% em dezembro.

No setor de material de construção, setembro mostrou crescimento de 4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 6,6% em outubro, 4,1% em novembro e 3,2% em dezembro.

No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, setembro mostrou crescimento de 2,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e as previsões estão mais otimistas do que o realizado, com expectativa de crescimento de 16,3% em outubro, 26,1% em novembro e 16,5% em dezembro.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, setembro mostrou crescimento de 13,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 21,9% em outubro, 22,4% em novembro e 16,8% em dezembro.

No setor de móveis e eletrodomésticos, setembro mostrou crescimento de 6,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 3,0% em outubro e 1,3% em novembro e queda de 2,7% em dezembro.

No setor de tecidos, vestuário e calçados, setembro mostrou crescimento de 11,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos três meses, as previsões são de crescimento de 8,7% em outubro, 17,1% em novembro e 8,8% em dezembro.

Foto: Getty Images

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.