sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEMANA ESTADUAL DA CONCILIAÇÃO DO TJBA COMEÇA NESTA HOJE (23); AUDIÊNCIAS SEGUEM ATÉ NOVEMBRO

LUIZA SANTOS - 23/10/2023 15:39 - Atualizado 23/10/2023

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) está em pleno Movimento pela Conciliação. Instituído pelo Presidente Nilson Soares Castelo Branco, por meio do Ato Normativo Conjunto nº 027/2023, a iniciativa estimula a resolução pacífica de conflito e promove, a partir da próxima segunda-feira (23), a Semana Estadual da Conciliação. É a fase de audiências que acontece até o dia 10/11.

O Movimento envolve uma série de ações, direcionadas ao estímulo à autocomposição, inclusive no âmbito extrajudicial, como a formação de conciliadores e mediadores judiciais, de facilitadores da Justiça Restaurativa; e a organização de mutirões específicos.

No âmbito da Corte baiana, o Prêmio Conciliar foi instituído, como forma de estimular a busca pelo consenso nas negociações. Ainda no âmbito de fomentar a conciliação, o TJBA participa da Semana Nacional da Conciliação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 06 a 10 de novembro.

A mobilização entorno da conciliação já apresenta resultados positivos. Um acordo pré-processual no valor de R$3.572.103,09 foi homologado pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (Cejusc) Cível e das Relações de Consumo do Tribunal de Justiça da Bahia (TBA). O acerto entre as partes foi fechado no mês de setembro, em meio à movimentação do Judiciário baiano para o Movimento pela Conciliação.

Cabe ressaltar, ainda, que as atividades dos Cejusc’s são coordenadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) – presidido pelo Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto e coordenado pelo Juiz Moacir Reis Fernandes Filho.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.