domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JERÔNIMO ANUNCIA REGULAMENTAÇÃO DE LEI DE INCENTIVO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Victoria Isabel - 16/10/2023 11:36

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a regulamentar da lei estadual de incentivo à ciência e tecnologia já aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O anúncio foi feito antes da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada até sexta-feira (20), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

“O Estado que respeita a ciência e tecnologia tem que organizar a política, a plataforma que fortalece as pesquisas e inovações. E nós aqui do Estado temos uma lei aprovada na Assembleia e hoje decretarei a sua regulamentação. Nessa lei, a gente organiza o sistema, a gente coloca para a sociedade para os pesquisadores, para os professores que nós temos um sistema tanto de universidade, de escola, de órgãos da pesquisa, o próprio mercado, a exemplo da BYD, da Ford, que tem dentro da sua estratégia e sua ação, investimento para registrar patentes, para desenvolver pesquisas, cenários novos”, disse o governador.

“Além disso, a lei facilita e fortalece o orçamento. Daí, a gente consegue garantir que a política estadual tenha um orçamento prático, concreto, exclusivo e específico para desenvolver através da Secretaria, ou de outro secretariado da FAPESB, do nosso Parque Tecnológico, investimento de atração de empresas, de estimular que tenhamos no nosso estado, estudantes, professores que possam ocupar espaço no cenário internacional, como a gente vê constantemente isso acontecer, então a lei é para isso, para a gente fortalecer e organizar um sistema estadual, garantir orçamento, e naturalmente reconhecer que temos de potencial em cada escola, em cada universidade, em cada empresa”, completou Jerônimo.

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.