A plataforma do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, foi lançada nesta segunda-feira (9). Os interessados em utilizar o sistema e realizar as negocioações devem ter cadastro na plataforma gov.br em nível ouro ou prata.
VEJA PASSO A PASSO DE COMO UTILIZAR O APLICATIVO:
1º- O devedor que esteja enquadrado nos critérios deve realizar o login na plataforma com usuário e senha;
2º- No Menu, aparece a opção “Minhas dívidas”, onde o devedor pode visualizar todas os débitos que foram cadastrados no programa e estão elegíveis para renegociação. O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado, dependendo da dívida. Na mesma aba, há a possibilidade de renegociar várias dívidas de uma vez.
3º- Selecionando a opção ‘pagamento parcelado’, aparecem as opções de bancos com os quais o devedor poderá realizar o financiamento, além das condições propostas por cada um deles, e o devedor poderá selecionar a data de vencimento da primeira parcela.
4º- Após escolher as condições ideais, surge uma tela de confirmação de dados pessoais. É preciso conferir se os dados estão de acordo para o sucesso da renegociação.
5º- O banco escolhido recebe a nova proposta selecionada pelo devedor e o credor analisa a proposta e verifica se aceita as condições. Se aprovada, a renegociação segue adiante.
6º- Com o aceite, o devedor escolhe a melhor forma de pagamento, podendo ser débito automático, boleto ou PIX.
7º- Em seguida é gerado o contrato final da renegociação proposta, com os deveres e direitos do processo de pagamento da dívida e que, portanto, deve ser lido com atenção.
FOTO: Reprodução/YouTube do Ministério da Fazenda