sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

RIO REAL: APÓS MEDIDA DA JUSTIÇA, PREFEITURA DIZ QUE CUMPRE COM COMPROMISSO DE ATENÇÃO BÁSICA ÀS GESTANTES

Emilly Lima - 06/10/2023 19:35

Depois da Justiça obrigar o Estado e Município de Rio Real a adotarem medidas que assegurem o atendimento adequado às gestantes do município que têm gravidez de alto risco, a prefeitura da cidade informou, por meio de nota ao Bahia Econômica, nesta sexta-feira (6), que cumpre com o compromisso da atenção às gestantes com exames e diagnóstico, pré-natal e consulta com médico especializado.

Ainda de acordo com o texto, nenhum município da Macrorregião Nordeste conta com estrutura necessária para realizar o atendimento às gravidas de alto risco. “Não há uma maternidade regional de referência para estes municípios como em outras macrorregiões do Estado, criando na região de saúde esse vazio assistencial”, destacou.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura Municipal de Rio Real informa que realizou uma parceria com o Hospital Maternidade de Estância, no Estado de Sergipe, distante apenas 72 Km, para atendimento das gestantes de alto risco. As pacientes são referenciadas com todo protocolo necessário e com a certeza que serão atendidas.

A medida foi adotada pela gestão municipal para dar celeridade neste tipo de atendimento, uma vez que, anteriormente, havia a demora ao regular essas pacientes para o atendimento em unidades de saúde do Estado da Bahia.

Vale ressaltar que nenhum município da Macrorregião Nordeste possui infraestrutura necessária para atendimento à gestantes de alto risco, pois não há uma maternidade regional de referência para estes municípios como em outras macrorregiões do Estado, criando na região de saúde esse vazio assistencial.

A Prefeitura informa ainda que cumpre com o compromisso da atenção básica às gestantes do município, fornecendo exames ambulatoriais e de diagnóstico como ultrassonografia, que é prioridade para este tipo de paciente, atendimento e acompanhamento pré-natal e consulta com médico especializado.

Quando tais gestantes são identificadas como de alto risco na atenção básica do município de Rio Real, os profissionais encaminham relatório para regulação municipal, a qual encaminha via email para maternidades do Estado da Bahia, fora da macrorregião Nordeste, e aguardam retorno para o agendamento de consultas nessas maternidades, visando garantir a vinculação e realização do parto nessas unidades, porém nem sempre há disponibilidade de vagas por essas maternidades localizadas em Salvador e que pertencem ao Estado da Bahia.

Foto: Prefeitura de Rio Real

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.