sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

OFICINA DE ECONOMIA CIRCULAR É REALIZADA EM CANDEIAS

João Paulo - 03/10/2023 10:20 - Atualizado 03/10/2023

Uma capacitação que alia empreendedorismo e reciclagem. Assim é a Oficina de Economia Circular realizada nessa segunda e terça-feira, 2 e 3 de outubro, respectivamente, na Associação Comunitária Beneficente e Recreativa dos Moradores do Distrito de Madeira, em Candeias. A partir de embalagens plásticas, como de shampoos e produtos de limpeza, os participantes aprendem a fazer mosaicos aplicados a camisetas e ecobags. Com patrocínio da Braskem e realização da Mosaicos Reciclados, a iniciativa conta com a participação de 20 moradores das localidades de Madeira, Caboto e Vila Esperança.

“Buscamos apoiar projetos que beneficiem as comunidades próximas as nossas operações. Essa oficina, além de ensinar uma atividade para essas pessoas, dissemina conceitos importantes como reciclagem e economia circular”, destaca a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges. A dinâmica acontece na semana em que se comemora o Dia do Empreendedor, 5 de outubro.

Com oito horas de aulas, a iniciativa promove o aprendizado de técnicas criativas usando o plástico para produzir itens únicos, oportunizando a geração de renda por meio da venda de produtos artesanais. “Capacitamos os participantes para que possam trabalhar por conta própria, além de torná-los replicadores dessas técnicas em suas comunidades”, explicou a artista plástica Diva Oliveira, ministradora do curso.

Ainda de acordo com ela, os materiais plásticos recicláveis, muitas vezes descartados de forma incorreta, ganham uma nova vida. “Ensinamos a preparar esses materiais, lavando e separando por cores e texturas. Em seguida, focamos na parte de corte e montagem dos mosaicos em padrões que remetem a réplicas de quadros famosos, paisagens naturais e cenas históricas”, explica Oliveira.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.