sexta, 07 de junho de 2024
Euro 5.765 Dólar 5.2614

PROJETO QUE IMPEDE TRABALHADORES DE RECUSAREM DESCONTO SALARIAL É PLANEJADO POR LULA E SINDICATOS

LUIZA SANTOS - 27/09/2023 17:14

O governo Lula, centrais sindicais e confederações patronais estão produzindo um projeto de lei que cria uma nova contribuição a ser descontada dos salários dos trabalhadores. O texto visa servir como uma espécie de recompensa aos sindicatos por conquistas como reajustes salariais, e devem ser pago por todos os profissionais, sejam eles sindicalizados ou não.

No entanto, a aprovação será debatida durante assembleia da categoria e, se autorizada, o trabalhador precisará pagá-la e não terá direito a negar, o que vai contra à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a contribuição assistencial, que asseguram o direito de oposição do trabalhador.

Os representantes dos sindicatos defendem que o direito de oposição deverá ser exercido apenas durante a assembleia de trabalhadores, mas que se aprovada, o profissional não poderá recusar o desconto posteriormente.

“Não tem sentido o trabalhador ser beneficiado e se negar individualmente a pagar a taxa da negociação. Nenhum funcionário pode se recusar a cumprir uma orientação de trabalho da convenção. Porque poderia se opor apenas ao ponto da taxa de financiamento?”, defende Clemente Ganz Lúcio, coordenador do fórum das centrais sindicais.

A minuta do projeto está sendo planejada desde abril, mas há impasses sobre a divisão dos recursos entre as entidades. É esperado que o texto-base seja enviado ao Congresso até início de outubro.

FOTO: Joédson Alvez/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.