domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TURISMO PREVÊ CRESCIMENTO DE 80% NESTE ANO EM SALVADOR

João Paulo - 22/09/2023 06:54 - Atualizado 22/09/2023

O anúncio do festival da virada Salvador, feito ontem pelo prefeito Bruno Reis (UB) (veja aqui) animou o trade turístico da Bahia. Em entrevista ao jornal Correio varias referências do setor no estado comemoraram a programação e acreditam que o verão na Bahia será de alta no setor.

“Temos expectativa de crescimento do setor em 80% neste ano, em comparação com 2022. O turismo gera emprego e renda, ao movimentar mais de 30 atividades diferentes. Nos posicionamos entre os três destinos mais procurados do Brasil para o final do ano”, afirma Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O aumento da receita se deve, principalmente, à retomada da economia, após a emergência sanitária de Covid-19. O Centro de Convenções de Salvador, por exemplo, não tem mais datas disponíveis para eventos neste ano.

O setor hoteleiro é um dos que mais ganha com a vinda de turistas para a capital baiana. Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Regional Bahia (Abih-BA), afirma que a expectativa é que a taxa de ocupação hoteleira atinja 100% em janeiro. “Esperamos que todos os leitos de hotéis da cidade sejam ocupados. Isso traz um movimento muito grande e gera emprego e renda para a população”, ressalta. Hoje, a taxa de ocupação está em 85%.

Presidente da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur), Silvio Pessoa celebrou a grade de atrações anunciadas pela prefeitura para o Festival Virada Salvador. “Acho que são as melhores atrações dos últimos anos e vão servir de chamariz para atrair turistas a Salvador. Teremos, como em anos anteriores, 100% de ocupação nos hotéis”, afirma. Silvio Pessoa lembra ainda que o turismo é responsável por 25% de todo o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas, de Salvador.

“O festival vai impulsionar a ocupação de negócios para Salvador. Com esse planejamento, teremos ferramentas para organizar os pacotes de viagens com antecedência, pois teremos uma programação intensa até março de 2024”, diz Jorge Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem na Bahia (Abav-BA).

Crédito: Sérgio Rocha/Shutterstock/reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.