O assentamento da pedra fundamental está previsto para outubro, com a presença do Wang Chuanfu, CEO global da BYD (Veja aqui), mas a empresa já está conversando com fornecedores para avaliar a possibilidade das demandas serem supridas localmente. Segundo o conselheiro e porta-voz da BYD, Alexandre Baldy, existem empresas no Brasil que estão prontas, inclusive, para atender localmente as demandas de componentes para veículos híbridos flex:
“Em um período de 180 a 240 dias devemos ter mais novidades sobre esse tema”, disse o executivo em entrevista ao site Autodata.
A fábrica da BYD ocupará o site da Ford e como o governo do Estado da Bahia é que adquiriu o ativo, os funcionários da empresa passaram a ter acesso à unidade e já iniciaram uma avaliação de perto da área construída. A intenção da BYD é utilizar os prédios construídos pela Ford e ampliar a área da unidade, com novas edificações. Segundo Baldy a montadora gostou do que viu até agora “mas vamos mudar todo o layout”.
Mas, segundo Baldy, a produção deverá começar a partir do primeiro trimestre de 2025. O início da operação estava previsto para o final de 2024, mas houve um pequeno atraso por causa das burocracias envolvidas na negociação da unidade.