domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BRUNO REIS ANUNCIA NOVO CREDSALVADOR E DIZ QUE CIDADE TEM SALDO POSITIVO DE 70 MIL EMPREGOS DESDE 2021

Victoria Isabel - 30/08/2023 13:58

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova rodada do programa CredSalvador e afirmou que Salvador tem saldo positivo de 70 mil empregos gerados desde 2021, durante o Fórum do Comércio 2023, realizado pelo Sistema Fecomércio-BA e Sebrae. Os números, segundo o prefeito, levam em consideração os levantamentos divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o prefeito, entre 2021 e 2022 o CredSalvador emprestou R$ 21 milhões para Microempreendedores Individuais (MEIs), pequenos empreendedores e pessoas que atuam no comércio informal. “Isso permitiu que a gente ajudasse ainda mais a aquecer a economia da nossa cidade. Nós estamos formatando o CredSalvador 2, e aí terão outras exigências dentre as quais um aperfeiçoamento dos negócios, das atividades, mas vamos sim disponibilizar mais recursos para mais uma nova rodada do CredSalvador”, disse.

Bruno Reis ressaltou que a Prefeitura tem promovido um conjunto de estímulos, incentivos fiscais e ações voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade, além dos diversos investimentos públicos, o que tem se refletido na geração de emprego e renda. “Em 2021, mesmo com a situação crítica da pandemia, nós tivemos um saldo de 32 mil empregos e em 2022 foram 33 mil novos empregos. E agora, como só saiu o Caged do primeiro trimestre, foram mais de cinco mil empregos. Então, só na nossa gestão, nesses mais de dois anos, nós temos um saldo positivo de 70 mil empregos positivos em Salvador”, afirmou.

O prefeito destacou que a capital baiana tem avançado e ressaltou novas iniciativas, como o programa Invista Salvador, para potencializar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. “Salvador é conhecida no Brasil e no mundo como a cidade histórica, a primeira capital do Brasil, uma cidade com rico patrimônio arquitetônico, cultural, marcada pelas suas belezas naturais, mas Salvador também quer ser conhecida como uma capital de negócio, de quem quer investir, de quem quer gerar oportunidade de emprego e renda”, salientou.

Desburocratização – Bruno Reis destacou ainda que o setor do comércio é estratégico para a cidade. Comércio e serviços representam 59% do PIB da cidade e quase 16% dos empregos formais da capital baiana. Neste sentido, o prefeito afirmou que, com a nova Lei de Liberdade Econômica, Salvador vai passar de 700 tipos de atividades que terão emissão de alvará facilitada. Só a título de comparação, em 2021 eram 147 atividades. Além disso, ele citou que a Prefeitura reduziu para seis horas o tempo de abertura de empresas

“Nos últimos anos, a Prefeitura tem feito um esforço grande para ajudar quem quer empreender, quem quer investir em nossa cidade. Para isso há uma busca permanente pela melhoria do ambiente de negócios. Agora, ao regulamentar a Lei de Liberdade Econômica, vamos passar de 700 atividades (que terão a emissão facilitada). Só nesse quesito, Salvador subiu 18 posições entre as capitais. E tenho certeza que vamos estar entre as três no próximo ano”, salientou.

Parceria – O prefeito Bruno Reis ainda destacou a parceria com o Sistema Fecomércio e com o Sebrae, principalmente nos programas de capacitação de mão de obra na cidade, em conjunto com diversas secretarias municipais. Ele citou que, em uma reunião recente com o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, discutiu uma série de ações voltadas para estimular o desenvolvimento econômico da cidade.

“Nós já qualificamos nesses dois anos e meio mais de 22 mil pessoas, que foram treinadas em parceria com o Sesc-Senac. O Sebrae é outro parceiro, temos aí o Polo de Economia Criativa em funcionamento, em breve vamos inaugurar o Sebrae ECO, que terá como foco a inovação, sustentabilidade e utilização de energias renováveis. Portanto, com essa parceria entre Prefeitura, Sebrae e Fecomércio quem ganha é a cidade”, destacou.

Foto: Betto Jr./ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.