sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

PLATAFORMA YOUTUBE CONTRIBUIU COM R$ 4.55 BI PARA O PIB BRASILEIRO, EM 2022

Douglas Santana - 15/08/2023 07:17

O Relatório de Impacto do YouTube, realizado pela Oxford Economics, apontou que a plataforma de vídeo contribuiu com R$ 4,55 bilhões para o Produto Interno Brasileiro (PIB) em 2022. A pesquisa divulgada nessa segunda (14), em São Paulo, estuda a contribuição econômica, social e cultural que a plataforma gerou para o PIB brasileiro, e também na geração de empregos diretos e indiretos.

Mais de 140 mil empregos, equivalentes a tempo integral, foram gerados pelo YouTube no ano passado, isso revela que a plataforma é a principal fonte de renda de 4 em cada 10 criadores no Brasil. Para Patrícia Muratori, Diretora do Youtube Brasil, isso representa uma importante oportunidade para quem está adentrando ao mercado de vídeos, oferecendo caminhos para novos negócios e dando apoio para aqueles que já estão na plataforma.

“O YouTube tem uma função importante que é cristalizar os negócios. É a plataforma que mais entrega. Isso é essencial quando acreditamos na plataforma, que acolhe todos, desde pequenos e grandes negócios, empreendedores, criadores de conteúdos, marqueteiros e muito mais”, explica Muratori.

Cerca de 87% dos criadores que ganham dinheiro com o YouTube concordam que a plataforma oferece uma oportunidade de criar conteúdo e ganhar dinheiro que não encontrariam na mídia tradicional. Os criadores de conteúdo possuem 10 formas alternativas de monetizar os seus conteúdos, desde anúncios tradicionais até assinaturas do Clube dos canais pelos fãs. Eles recebem uma parte da receita gerada pelas assinaturas do YouTube Premium e pela publicidade dos anúncios exibidos nos vídeos.

Só em dezembro de 2022, mais de 15 mil canais ganharam dinheiro com produtos de monetização alternativa, um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior. Cerca de 195 mil criadores e parceiros recebem pagamentos ligados às suas presenças na aplicação de reprodução e compartilhamento de vídeos. Além disso, 105 mil empregam outras pessoas para trabalharem em seus canais da plataforma.

 

Foto: Divulgação/Youtube

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.