domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PANDEMIA AFETA HABITOS FINANCEIROS DOS BRASILEIROS

Redação - 19/04/2022 08:21

A pandemia do covid-19, causou varias alterações e mudanças nos hábitos dos brasileiros. Principalmente nas finanças. Começando pela renda, 37% afirmaram que tiveram uma diminuição na renda e 40% perceberam que a renda não se alterou. É importante destacar que, ao comparar com JAN/22 GERAL, é possível observar uma queda entre quem afirma que sua renda aumentou, passando de 25% para 23%, ficando dentro da margem de erro.

O mesmo acontece com os gastos: 60% sentiram que os seus gastos AUMENTARAM. Ao comparar com JAN/22 GERAL, os percentuais apresentaram uma queda, mostrando que, ao longo desse período, os brasileiros que moram na região NE também tiveram mais despesas, e isso pode estar associado a retomada para rotina normal.

Possível reflexo disso, o pagamento de todas as contas dentro do vencimento tem uma queda de 5 pp e pessoas que pagam alguma contas dentro do vencimento e outras com atraso tem um aumento de 3 pp ao comparar com o geral de JAN/22. E é possível identificar que as pessoas estão pagando suas contas dentro do vencimento em menor proporção na região NE comparado à JAN/22 GERAL.

Cortar despesas que consideravam desnecessárias na Região NE também é a principal atitude considerada pelas pessoas que conseguiram passar por esse momento sem dívidas ou sem atrasar o pagamento. E vale destacar que os nordestinos também começaram mais ações como fazer um planejamento financeiro, não fizeram novas dívidas e pagaram as dívidas antes do vencimento.

Os brasileiros que moram na região NE também realizam reflexões sobre a sua relação com dinheiro e suas finanças, mas é importante analisar o comportamento financeiro desses moradores para entender se essa reflexão foi revertida em ações práticas. E vale destacar que, ao comparar com JAN/22 GERAL, é possível observar um comportamento semelhante.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.