De forma inesperada, diversos bairros de Salvador registraram interrupção na transmissão de energia, na manhã desta terça (15). Relatos de moradores, nas redes sociais, também informam apagão em Feira de Santana, e em outras cidades baianas. Capitais nordestinas, como Terezina e Fortaleza também foram atingidas pelo apagão. Além da Bahia, Piauí, Ceará e Londrina, outro estado afetado foi São Paulo, grande centro financeiro do país.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, interrompendo a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.
“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que todos os municípios dos estados foram afetados.
Foto: Divulgação/COSERN