domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEPLAN ATUALIZA CENÁRIOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

LUIZA SANTOS - 09/08/2023 18:59 - Atualizado 09/08/2023

O Governo da Bahia iniciou a atualização de cenários e tendências do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI Bahia 2035), nesta quarta-feira (9). O texto consolida a visão estratégica de longo prazo do estado.

A atualização foi realizada durante a fase final de elaboração do Plano Plurianual PPA 2024-2027, que corresponde ao instrumento de planejamento de médio prazo, em um evento realizado no auditório da Secretaria do Planejamento.

A iniciativa da gestão estadual, realizada em parceria com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a consultoria Macroplan, reuniu quatro ex-secretários do Planejamento (Armando Avena, Ronald Lobato, Antônio Alberto Valença e José Sérgio Gabrielli), além dos secretários de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

O encontro tem como objetivo formar uma rede de gestores públicos, especialistas e técnicos para promover uma reflexão qualificada sobre os desafios para o desenvolvimento do estado, iniciando com a análise dos cenários e a identificação de tendências, que afetarão os contextos econômico, social, político e ambiental nas próximas décadas.

“Reunir quatro ex-secretários do Planejamento, que colocam toda sua capacidade de compreensão e formulação para pensar a Bahia, representa um marco histórico nessa virada de chave em direção ao futuro, tendo como guia uma base estratégica que irá nos direcionar em um mundo marcado pelos movimentos na geopolítica, as mudanças climáticas, as inovações tecnológicas e as transformações nas cadeias de valor”, destaca o atual secretário Cláudio Peixoto.

Cenários e Tendências

O cientista político, Elimar Pinheiro, responsável pela apresentação dos cenários projetados pela Macroplan para o ano de 2035, traçou um panorama evolutivo do século XXI, identificando os principais eventos e processos que influenciaram o momento atual, destacando as mudanças climáticas, as inovações tecnológicas, o crescimento da extrema-direita e a guerra da Rússia x Ucrânia. Em seguida, abordou as tendências mundiais que afetam o desenvolvimento e, no contexto brasileiro, o cientista destacou algumas tendências que precisam ser consideradas no processo de planejamento

“O futuro tem três trilhos. Um se chama alimentos, nós temos. O outro chama-se energia, nós também temos e o terceiro que é a tecnologia, sempre associada a altos níveis de educação. Se olharmos para os países desenvolvidos no mundo, eles têm duas coisas em comum, não é mercado grande, nem acesso ao mar, é alta escolaridade e instituições confiáveis”, resumiu Pinheiro.

Os ex-secretários também fizeram contribuições para a sequência do trabalho de atualização do PDI Bahia 2035. Sérgio Gabrielli destacou a necessidade de hierarquização das tendências apresentadas de forma a potencializar a atividade de planejamento, destacando o papel de destaque da China na geopolítica mundial e o processo de eletrificação do mundo, e ainda a necessidade da Bahia desenvolver sua matriz produtiva, considerando as novas cadeias de valor.

Já Armando Avena defendeu a importância de planejar a Bahia sob um novo olhar, desenvolvendo a economia baiana com uma atenção especial ao tripé formado pelas áreas da educação, tecnologia e energia, além de sinalizar o papel importante desempenhado pelo Senai Cimatec na questão da inovação.

Ronald Lobato, por sua vez, avaliou que o maior desafio que se coloca no longo prazo é o de um cenário marcado pela escassez dos recursos naturais e de surgimento de um novo modelo econômico (pós-capitalismo).

Por fim, Antônio Valença lembrou a importância da Bahia investir na logística e nos diversos modais de transporte, especialmente, as ferrovias, para evitar o isolamento e a fuga de cargas para outros estados.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.