quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0051 Dólar 5.5002

SEMANA SERÁ MARCADA PELO LANÇAMENTO DO NOVO PAC, MAS SEM INVESTIMENTO DEFINIDO; ENTENDA

Douglas Santana - 07/08/2023 09:08 - Atualizado 07/08/2023

Essa semana será marcada pelo lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Lula (PT). A cerimônia será realizada na próxima sexta (11), mas sem ter o volume de investimentos definidos. A indefinição é devido ao arcabouço fiscal, que organiza o orçamento federal partir de 2024. O texto ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o atraso na votação do arcabouço na Câmara dos Deputados levou incerteza sobre o tamanho das verbas reservadas para o novo PAC e, por consequência, sobre as obras que devem ser contempladas no programa federal. A ideia é que o novo PAC seja o carro-chefe do terceiro mandato de Lula. O ministro baiano Rui Costa (PT), da Casa Civil, responsável direto pelo projeto ainda demonstra esperança de que o arcabouço fiscal seja aprovado na Câmara antes mesmo do lançamento do novo PAC.

“A expectativa do governo federal é de que a tramitação do novo arcabouço fiscal seja finalizada antes do lançamento do programa”, disse a Casa Civil de Lula, em nota.

A previsão do governo federal é de um investimento na ordem de R$ 60 bilhões. Entretanto, a Casa Civil admite a possibilidade de ajustes no projeto, para compatibilizar o valor de acordo com o que for decidido no Congresso Nacional.

“Remanejamentos e ajustes de valores podem ocorrer durante a execução do Novo PAC”, afirma a nota.

 

Foto: Raphael Müller/Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.