terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4427

EM 14º ENTRE OS ESTADOS, BAHIA TEM DUAS CIDADE ENTRE AS 5 MELHORES DO NORDESTE EM SERVIÇOS URBANOS E QUALIDADE DE VIDA. VEJA O RANKING

Redação - 06/08/2023 08:32 - Atualizado 07/08/2023

Um estudo elaborado pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, totalizando 326 municípios, indica que o Paraná lidera o ranking das cidades mais bem posicionadas do país, seguido de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. A Bahia ficou em 14º lugar no ranking de avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, segundo o levantamento ficando em segundo lugar no Nordeste.

O estudo avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 e auditou 40 indicadores essenciais e de apoio, ranqueando as cinco melhores cidades de cada região do Brasil.

A cidade de Sobral, no Ceará, obteve a melhor pontuação no Brasil  aparecendo em 75º lugar no país. Na Região Nordeste Sobral lidera o ranking, com 5,98, seguido de Recife, em Pernambuco, Barreiras e Lauro de Freitas, na Bahia, e Aracaju, em Sergipe. Salvador aparece em 12º lugar, com 5,37, atrás de cidades como Fortaleza, Teresina, São Luís e outras.

Os 40 indicadores selecionados para compor o ranking foram divididos em 5 pilares temáticos, de forma a unir os indicadores que remetem e impactam o tema em questão, os pilares que compõem o ranking são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos. No item prosperidade, por exemplo, foram usados indicadores econômicos como, número de novas patentes, emprego em tempo integral, conectividade aérea, população da cidade vivendo abaixo de pobreza, número de acessos à Internet e a celular. Veja abaixo o ranking das cidades mais bem posicionadas no Nordeste.

 

Veja o ranking das cidades baiana aqui

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.