O deputado federal Vicentinho Junior, presidente do PP de Tocantins, presenteou a irmã usando dinheiro público. O parlamentar comprou um carro avaliado em R$ 100 mil com cota parlamentar.
A verba disponibilizado pela Câmara para os deputados serve para custear despesas relativas ao mandato, a exemplo de aluguel de escritório, veículo, passagens aéreas, alimentação e combustível. A compra de presentes para terceiros não se enquadra nas categorias, o que contraria regras da Casa.
Antes da compra, Vicentinho destinou o dinheiro para alugar o veículo e, em seguida, usou uma cláusula do contrato feito com a locadora para adquiri-lo.
Após a compra ser descoberta, o Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação contra Vicentinho por improbidade administrativa. O caso chegou ao órgão sob sigilo em maio de 2022, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.
De acordo com o site Estadão, o automóvel é um Toyota Corolla branco modelo 2018, e passou de propriedade da locadora diretamente para o nome da irmã do deputado, a médica Mariana Alice. Após ser notificado sobre a investigação, a transferência foi feita em 29 de julho de 2022.
FOTO: Assessoria do parlamentar