domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MORAES RETIRA SIGILO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE ESPIONAGEM ILEGAL DA ABIN

LIZANDRA MUNIZ - 25/01/2024 16:24

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou nesta quinta-feira (25), o sigilo da investigação da Polícia Federal que investiga uma possível espionagem ilegal realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), no período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A operação teve como alvo principal do mandado de busca e apreensão o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem.

Na decisão, Moraes afirma que Ramagem utilizou o órgão para fazer espionagem ilegal a favor da família do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles os filhos Jair Renan e Flávio Bolsonaro, que teve relatórios de defesa a seu favor, elaborados pela agência, para serem usados no caso da “rachadinha”. De acordo com o ministro, entre as autoridades espionadas estavam a ex-deputada Joice Hasselmann, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT) e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

“Os policiais federais destacados, sob a direção de Alexandre Ramagem, utilizaram das ferramentas e serviços da ABIN para serviços e contrainteligência ilícitos e para interferir em diversas investigações da Polícia Federal, como por exemplo, para tentar fazer prova a favor de Renan Bolsonaro, filho do então Presidente Jair Bolsonaro”, escreveu o ministro do STF.

Segundo a PF, “no ano de 2021, um inquérito policial federal foi instaurado para analisar suposto tráfico de influência perpetrado pelo sr. Renan Bolsonaro. Entre as circunstâncias, havia a premissa do recebimento pelo investigado de veículo elétrico para beneficiar empresários do ramo de exploração minerária”.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.