O setor atacadista distribuidor registrou, de acordo com o Termômetro ABAD Nielsen IQ, crescimento de 17,5% no primeiro semestre de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
O bom desempenho acompanha as tendências positivas da macroeconomia. “A moeda brasileira vem se fortalecendo; temos entradas de divisas significativas, tanto pela balança comercial quanto pelos investimentos de longo prazo; tivemos o avanço da reforma tributária, que certamente trará mais segurança jurídica às empresas; e, finalmente, podemos projetar um cenário com taxa básica de juros menor no médio prazo. São dados importantes, que justificam o bom momento do setor”, avalia o presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Leonardo Miguel Severini.
No primeiro trimestre de 2022, o país ainda sofria as consequências da pandemia de covid-19. Com isso, nesse período pode-se notar um boom do e-commerce enquanto, em 2023, nota-se a retomada do consumo fora do lar e o crescimento do varejo físico. Em comparação com o mês de junho de 2022, houve crescimento de 12,1%.
Um ponto de destaque é que no comparativo mês a mês, a dinâmica de variação se manteve parecida nos dois últimos anos, com retração entre os meses de maio e junho. Houve queda de -13,7% no mês de junho na comparação com maio de 2023. No mesmo período, em 2022, a queda foi de -9,7% entre os meses.
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