O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado nesta segunda (24), sobre o andamento do processo de licitação feito pela secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que está adquirindo câmeras corporais (bodycam) para serem colocadas nos uniformes dos policiais militares do estado.
O Chefe de Estado disse que houve um problema com a compra das câmeras junto ao Governo Federal, porém, o processo está em andamento e logo a entrega dos aparelhos.
“Tivemos um processo retardado da compra das câmeras. A empresa que ganhou (a licitação) não entregou o documento na nossa licitação, e há exigência de que as empresas apresentem títulos de confiabilidades nacionais; essa empresa apresentou o internacional, que não estava compatível com a licitação, por isso, essa empresa foi afastada e chamamos outra, e já estão apresentando a documentação exigida. A segunda empresa já disse que nos garante, e já vamos apresentar assim que sair o resultado, se ela for a vencedora, para que já comecem a fazer um calendário de entregas”, disse o governador.
Na última semana, os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontou que a polícia da Bahia é a que mais matou pessoas em intervenções, tomando o lugar que nos anos anteriores sempre foi do Rio de Janeiro. Foram mortas 1.464 pessoas em 2022, o que representa 22,7% do total das 6.430 mortes das polícias no ano passado.
Jerônimo afirmou ainda que sua gestão ganhou câmeras do governo federal por ter apresentado um dos melhores projetos do Brasil.
“A quantidade de câmeras que o governo federal, o Ministério da Justiça, se comprometeu conosco, foi de 200 câmeras. Nós ganhamos por conta de o nosso projeto ser um dos melhores do Brasil. Eu tive com o secretário nacional, eles estão aguardando essas câmeras chegarem, e eu acredito que vai ser possível nós entregarmos as nossas câmeras primeiro do que essas do governo federal, por conta do processo que está tramitando nacionalmente”, finaliza.
Foto: Rafael Martins/GOV-BA